Arte & Cultura, Estilo, Programe-se
CASACOR Rio celebra 35 anos com arquitetura, gastronomia e novos espaços no Centro
Por Taís Moraes | Publicado em 8 de outubro de 2026
A CASACOR Rio de Janeiro celebra 35 anos com uma edição que reúne arquitetura, design, arte e gastronomia no histórico Edifício Aliança da Bahia, no Centro do Rio. Em cartaz até 8 de novembro, a mostra ocupa pela primeira vez o prédio modernista, em frente ao Palácio Gustavo Capanema, com ambientes assinados por profissionais consagrados e novos talentos. A programação também inclui restaurantes, bares e uma champanheria, com acesso gratuito às áreas gastronômicas.
LEIA TAMBÉM:
- CASACOR Rio 2026 ocupa edifício histórico no Centro em edição de 35 anos
Com o tema “Mente e Coração”, a edição de 2026 propõe um olhar sobre espaços que valorizam o acolhimento, a memória e o bem-estar. Entre os nomes que assinam os projetos estão Erick Figueira de Mello, Gisele Taranto, Paula Neder, Jairo de Sender e Sérgio Conde Caldas. A nova geração também ganha espaço com profissionais como Natalia Lemos, Cadé Marino, Tiago Freire e Diego Raposo, além de estreantes como o Cajoo Studio e a Capuri Arquitetura. O encontro entre diferentes estilos e gerações acompanha a proposta de dar novos usos ao edifício, recentemente restaurado.
A gastronomia é outro atrativo da CASACOR Rio, com três operações comandadas pelo Cooking Buffet. O Astrodome Bistrô resgata o nome de um restaurante que funcionou por mais de quatro décadas no mesmo prédio, até 2010. Agora, retorna com um cardápio que combina clássicos e receitas contemporâneas, como carpaccio com aioli, risoto de camarões ao curry thai, ravióli artesanal e camarão com champagne. Já o Bar do 19 aposta em um clima de bar carioca com influências internacionais, oferecendo petiscos, pratos para compartilhar e drinques como Negroni, Fitzgerald e Espresso Martini. Uma champanheria completa as opções, com espumantes brasileiros e internacionais, inclusive em taça.
Além de visitar os ambientes decorados, o público pode aproveitar os espaços gastronômicos sem precisar comprar ingresso para a mostra. A proposta amplia as possibilidades de passeio pelo Centro, seja para conhecer as novidades da arquitetura e do design ou simplesmente para almoçar, tomar um drinque e redescobrir um endereço que faz parte da memória da cidade.
Serviço CASACOR Rio de Janeiro 2026 Local: Edifício Aliança da Bahia — Rua Araújo Porto Alegre, 36, Centro Período: até 8 de novembro de 2026 Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 22h Bilheteria da mostra: das 12h às 20h Ingressos para a mostra: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada) Acesso gratuito às áreas gastronômicas, com consumo pago à parte Ingressos: Bilheteria oficial da CASACOR Mais informações: Site oficial da CASACOR