20 anos

Patrimônio cultural

da cidade do

Rio de Janeiro

Arte & Cultura, Programe-se

Cinemateca do MAM reúne clássicos e filmes contemporâneos na 4ª Mostra Petrobras de Cinema Brasileiro

Por Simone Saltiel | Publicado em 23 de outubro de 2026

Do clássico O ébrio, de Gilda de Abreu, ao premiado O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho, o cinema brasileiro ganha destaque na programação da 4ª Mostra Petrobras de Cinema Brasileiro. Organizado pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), o evento acontece entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, com filmes de diferentes épocas, sessões especiais e atividades dedicadas à preservação audiovisual.

LEIA TAMBÉM:
Titanique – O Musical estreia no Rio com Marcos Veras e Alessandra Maestrini

A proposta é mostrar como os filmes continuam vivos mesmo com a passagem do tempo, seja por meio da restauração de obras históricas, da digitalização de materiais antigos ou da exibição de produções contemporâneas em película. A programação também celebra o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro.

A abertura fica por conta de Os irmãos Segreto, coprodução entre Brasil e Itália dirigida por Michele Manzolini e Federico Ferrone. O documentário revisita os primeiros passos do cinema no país a partir da trajetória dos irmãos Pasquale, Gaetano e Alfonso Segreto. A sessão, no dia 27, às 18h30, será seguida de debate com o professor Fabián Núñez e a produtora Juliana Carvalho. No dia seguinte, também às 18h30, será a vez de O ébrio, clássico de Gilda de Abreu que completa 80 anos em 2026. Um dos grandes sucessos de público da história do cinema nacional, o longa será exibido em versão restaurada em 2026, com debate após a sessão. Já no dia 29, o público poderá assistir a O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho, em uma sessão especial em 35mm. Estrelado por Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Tânia Maria, o filme integra a programação às 18h30.

A mostra também presta homenagem ao diretor de fotografia Dib Lutfi, que completaria 90 anos em 2026 e morreu há dez anos. No dia 30, às 18h30, será exibido A lira do delírio, de Walter Lima Jr., em versão digital produzida pela Central Técnica da Cinemateca do MAM. A sessão será acompanhada de uma conversa com o pesquisador Michel Schettert e Marina Lutfi, sobrinha do cineasta.

A programação reserva espaço ainda para produções que costumam ficar fora do circuito comercial. No dia 31 de outubro, às 16h, serão exibidos filmes digitalizados do Festival de Cinema Amador JB-Mesbla, realizado no Rio entre as décadas de 1960 e 1970. O acervo reúne trabalhos ligados aos primeiros passos de nomes como Rogério Sganzerla, Andrea Tonacci e Neville D'Almeida. A sessão será acompanhada de uma mesa-redonda sobre os processos de digitalização e restauração. No mesmo dia, às 10h, haverá um minicurso on-line, via Zoom, com a pesquisadora Lila Foster sobre a trajetória do Festival de Cinema Amador do Jornal do Brasil, entre 1965 e 1970, e sua relação com o curta-metragem e o cinema jovem brasileiro. As inscrições vão até 26 de outubro.

O encerramento acontece em 1º de novembro, às 16h30, com a exibição em 35mm de A idade da terra, último filme de Glauber Rocha. Lançado em 1980, o longa mistura política, religião e história em uma reflexão sobre o Brasil e o chamado Terceiro Mundo.

As sessões presenciais acontecem na Cinemateca do MAM, no Aterro do Flamengo. A entrada é gratuita, e a programação completa está disponível no site do museu.

Serviço
4ª Mostra Petrobras de Cinema Brasileiro - Matérias da memória
Data: de 27 de outubro a 1º de novembro de 2026
Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo
Programação: mam.rio/materias-da-memoria
Ingressos e informações: mam.rio/ingressos

veja também

mantido por LinkTI