Carioquices, Comer & Beber

Com DNA solar do Rio, Arpo Gin é criação de Lelo Forti e nova aposta dos grupos Fábrica e Privilège

Por Mylène Neno | Publicado em 20 de janeiro de 2023

Que tal engarrafar o espírito solar do Rio? Assim nasceu o Arpo, gin artesanal brasileiro com DNA carioca. O lançamento é fruto da sociedade entre os grupos Fábrica, de entretenimento, e Privilège, dono de badalados clubes noturnos em Búzios e mais três cidades, com o premiado mixologista Lelo Forti e o executivo Diego Barcellos, que durante 9 anos esteve à frente das operações da multinacional de bebidas Pernod Ricard, nas regiões Sudeste e Centro Oeste.

Nascido em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Lelo Forti é apaixonado pelo Rio de Janeiro, cidade onde mora há quase duas décadas. Na Cidade Maravilhosa, Forti é sócio de Alex Miranda em empreitadas como o Stuzzi e Bica on tap. E agora é o responsável pela receita do Arpo Gin. Ao ter a oportunidade de assinar sua própria bebida, Forti buscou preservar suas raízes sulistas, aliando ingredientes numa receita equilibrada e elegante, para conseguir mostrar o espírito leve e descontraído do carioca.

Olha o mate!

Arpo Gin: carioca da gema

Segundo Forti, o Arpo Gin é preparado em pequenos alambiques de cobre e apresenta um corpo firme, único. São quase dez botânicos selecionados à mão, em pequenas quantidades, que antes de serem destilados passam por um processo único de “infusão cruzada”, dentro do próprio alambique. “Os ingredientes, combinados de maneira secreta quando destilados, trazem equilíbrio, sabor, potência, aroma e frescor. Assim, o Arpo Gin mostra sua personalidade com notas picantes da pimenta rosa e alcaçuz, um sabor cítrico intenso e um frescor pouco visto no mercado nacional, graças à combinação de capim limão, erva mate e tangerina brasileira. O resultado é um produto único que, apesar de jovem, tem segredos que remetem às tradições centenárias de uma típica família de imigrantes europeus que chegaram no sul do Brasil no século XIX”, completa o mixologista.

Aliás, o mate não poderia estar de fora da receita de Arpo. “Foi um grande desafio, porque é muito difícil trabalhar erva mate para bebida. É um produto amargo, então tem que ter um equilíbrio. Mas o mate no Rio é bebido gelado na praia, é uma atitude genuinamente carioca. E eu sendo um gaúcho que tem nas suas raízes a erva mate como uma tradição do chimarrão, foi um elemento que não podia faltar no meu gin”, revela Lelo, reforçando que sua ideia é oferecer uma bebida jovem, refrescante, com sol na alma, como os cariocas.

Gin no copo

Kit de lançamento do Arpo Gin conta com garrafa, mix de especiarias e um copo

Produzido em uma destilaria 100% artesanal, o Arpo chega inicialmente aos mercados do Rio de Janeiro e de São Paulo, e durante o primeiro semestre de 2023, a todo o Brasil. E a expectativa é que, no segundo semestre, a marca promova visitações e experiências exclusivas em uma fábrica própria.

O kit de lançamento conta com uma garrafa de Arpo Gin, mix de especiarias e um copo, sem frescuras. “A caixa já é um convite. E uma mensagem subliminar para usar o Arpo Gin com aquele copo que está na caixa. A ideia é que as pessoas comecem a beber gin no copo. Queremos trazer de volta a raiz da bebida gin, da gin tônica para o copo”, diz Lelo Forti, sem rodeios.

E quais receitas podemos fazer com Arpo? O premiado mixologista dá algumas dicas. “Você pode usar as especiarias de várias maneiras. Uma receita que eu indico é a pimenta rosa com alcaçuz, gin, água tônica zero e uma rodela de limão-tahiti. E uma segunda mistura muito boa é pegar a caixinha de cítricos, colocar no copo com gelo, uma dose de gin, água tônica zero. E finalizar com uns dois raminhos de capim-limão fresco e fatias de tangerina”. Saúde!

veja também

by mg studio