Arte & Cultura, Fim de semana, Programe-se, Programe-se na Home, Teatro
‘A Alma Imoral’ e mais: 3 motivos para ir ao teatro em novembro
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 9 de novembro de 2022
"A Alma Imoral"
Depois de 15 anos consecutivos em cartaz, pausados somente devido à pandemia, Clarice Niskier retoma o sucesso já visto por mais de 500.000 pessoas em mais de 24 cidades brasileiras. Baseada em livro homônimo de Nilton Bonder, a peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização e já recebeu várias propostas de montagem no exterior. Em cartaz no teatro Casa de Cultura Laura Alvim, dentro do Festival “Arte por Toda Parte”, da produtora Constelar, "A Alma Imoral" fica em cartaz até 24/11, sempre às quartas e quintas, às 20h.
“Clarice e Nelson – Um recorte biográfico a partir de entrevistas”
A peça parte de um encontro fictício entre Clarice Lispector e Nelson Rodrigues a partir de entrevistas concedidas pelos dois escritores. Com texto de Rafael Primot e Franz Keppler e direção de Helena Varvaki e Manoel Prazeres, a montagem conta também a história de um ator e uma atriz (vividos por Carol Cezar e Marcos França) que um dia decidiram levar essa ideia para os palcos. “Clarice e Nelson - Um recorte biográfico a partir de entrevistas” visita o período em que os autores ainda estão em busca de seus estilos literários. Um período conturbado de suas vidas, em que Nelson Rodrigues se encontra em crise com a perda de seu irmão e sua doença crônica, e Clarice Lispector se sente aprisionada em um recente casamento e um bebê, sem ter a certeza de que poderia continuar administrando sua vida como mulher, mãe e escritora. "Clarice e Nelson - Um recorte biográfico a partir de entrevistas" fica em cartaz de 11/11 a 11/12 no CCBB – Teatro III. De 5ª a sáb., às 19h30, e dom., às 18h.
"Cão Gelado"
A nova montagem do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, com texto de Filipe Isensee e direção de Gunnar Borges, conta a história de duas mães que vivem numa ilha em uma guerra interminável. Enquanto uma tenta mobilizar as demais mulheres a protestar pelo fim do conflito, a outra espera que o filho retorne do front. Para assinar a direção e produção musical, o diretor convidou Azulllll e juntos apostam num teatro musicado, com canções e arranjos originais, mesclando sonoridades eletrônicas, industriais e brasileiras às vozes microfonadas do elenco. "Cão gelado" está em cartaz no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, de 10 a 25/11, às quintas e sextas, às 20h.