Alto Astral, Destaque

Alto Astral, por Constança Basto (de 1 a 7/7)

Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 1 de julho de 2020

Começamos a semana com a segunda conjunção de Júpiter e Plutão do ano. Este encontro já aconteceu em abril e volta a acontecer agora. Ele faz parte da configuração no céu que vem movimentando tantas crises e mudanças aqui embaixo. Eles já vêm caminhando juntos e próximos há algum tempo, mas agora se reencontram novamente. Esse é o segundo de três encontros que acontecerão esse ano. Toda conjunção é um aspecto forte e potente e Plutão trata de crises, sim, mas trata também de cura e renascimento e Júpiter fala de expansão. Plutão fere para curar. Funciona assim! A conjunção, portanto, pode estar se referindo ao início da regeneração e da cura definitivas. Plutão fala de renascimento, portanto aqui nesse momento pode ser o início de um período de restauração e de recuperação. Esta combinação também está associada a avanços nas pesquisas e na tecnologia. As pesquisas para a vacina estão avançando e este aspecto pode dar um impulso extra e tão necessário. Esta conjunção em outras épocas sempre esteve associada a grandes avanços e descobertas. A primeira conjunção coincidiu com a expansão grande do vírus pelo mundo, aqui na segunda ainda teremos muito trabalho a fazer, sobretudo no que tange as ações para conter o avanço e novos contágios, mas a cura parece bem mais próxima.

Na terça-feira, dia 30, o Sol fez conjunção com Mercúrio trazendo mais foco, atenção e solidez para nosso olhar e nossos pensamentos. Ficamos mais ativos e querendo movimento, trocas intelectuais, encontros com amigos e conversas estimulantes. Queremos sobretudo nos expressar e dizer ao que viemos! Esse é um aspecto que fala sobre clareza mental e ajuda muito nessa semana.

No dia 1 de julho, o Sol tem um encontro fluente com Urano e esse aspecto torna nosso dia bem mais interessante. Novidades aparecem, a criatividade está muito exacerbada e encontros interessantes acontecem. Vivemos experiências enriquecedoras que quebram nossa rotina trazendo novos insights sobre nós mesmos e o mundo a nossa volta. Esse trânsito estimula nossa curiosidade e imaginação, nosso pensamento está mais rápido que o usual e nos sentimos mais alertas. Percebemos as coisas no ar. Tudo que andava travado pode começar a fluir. As coisas aqui tendem a se desembaraçar e podemos encontrar saídas para questões estagnadas, quando menos esperamos. Precisamos cortar a repetição de padrões de comportamento que não nos levam a lugar algum, agora é boa hora para isso, para nos renovar e criar espaço para o novo. Vamos ficar abertos porque as mudanças que chegam serão providenciais e muito positivas. Podemos ser proativos também e fazer as reformas necessárias nas situações a nossa volta que ficaram estagnadas no tempo e criar movimento. Esse aspecto nos dá coragem e ajuda a pensar em soluções inovadoras!

Mercúrio, planeta responsável pelas ideias, comunicação, trocas e pelas nossas habilidades, também faz um aspecto fluente com Urano, o planeta da originalidade e ousadia. Esse encontro incentiva as novas ideias, nos permite perceber a vida de forma diferente, nos ajuda a mudar de ideia e atualizar nossas opiniões. O pensamento fica mais livre, mais ousado e vamos refletir sobre a nossa própria liberdade e o que esse conceito significa pra nós. Urano vai nos dar a oportunidade de abrir a cabeça para outros pontos de vista e quebrar círculos viciosos de pensamento. Podem ocorrer grandes insights durante esse trânsito, as ideias surgem do nada e é bom estarmos atentos e munidos de bloco e caneta para não deixarmos passar nenhuma boa ideia. Do mesmo jeito que surgem, elas também podem desaparecer.

Na tarde da quarta-feira, dia 1º, Saturno volta a ingressar no signo de Capricórnio, onde esteve desde 2018, avançou para Aquário no final de março e agora volta no movimento retrógrado para seus últimos meses nesse signo. Aqui assuntos como ordem, disciplina, planejamento, eficácia, correção de erros, enxugamento das despesas, minimalismo em tudo que fazemos, serão importantes. Durante esse período de alguns meses precisaremos cumprir com nossos deveres, sentiremos uma cobrança interna e externa em relação a isso. Não poderemos deixar de lado nossos deveres. Nada pode ou deve ser desperdiçado com Saturno em Capricórnio, sobretudo tempo! Ele é precioso. A ordem é a chave para que as coisas funcionem agora. Tudo tem limites e os nossos limites ficarão bem claros nesta fase tanto a nível pessoal, quanto coletivo. Por isso precisaremos amadurecer e criar soluções baseadas na realidade dos fatos para lidar com as todas as questões que precisamos lidar.  Vamos organizar nossas vidas, ser proativos, precisamos nos responsabilizar pela nossa parte no privado e no coletivo. É hora de repensar nosso futuro, precisamos pavimentar o caminho para um futuro mais próspero. Precisamos organizar nosso tempo, nossas prioridades e nossas estruturas, que sem dúvida mudaram muito nos últimos meses. Vamos ser cautelosos e muito responsáveis com nossas atitudes e ações. A hora é essa. Mãos a obra!

No dia 5 de julho, domingo, será dia de Lua cheia e fecharemos a temporada de eclipses com mais um eclipse lunar. Os eclipses tendem a criar uma certa confusão interna, ficamos meio sem chão, perdidos, mexidos, vem a falta de clareza, sentimos a incerteza tomar conta de nós. Tudo bem, temos que ter calma, faz parte... Venho falando nas últimas semanas que esse é um tempo mais para sentir, intuir, silenciar, olhar para dentro, se escutar e se observar do que para tomar decisões drásticas ou definitivas, firmar compromissos sérios ou mudar de direção. Precisamos deixar a poeira baixar um pouco dentro e fora de nós e permitir que o tempo clareie para podermos enxergar a estrada que devemos tomar. Estamos vivendo poderosas mudanças relacionadas ao eixo que está sendo trabalhado, o de Capricórnio-Câncer. Ou seja, esta temporada desde 2018 de eclipses veio colocar em pauta os assuntos, as decisões e as escolhas que tocam nossa família, nossos vínculos, nossa casa, o que realmente nos nutre e dá segurança de um lado e do outro nosso trabalho e objetivos, nosso lugar no mundo, nosso lado profissional e material.

Temos vivido transformações profundas tanto na nossa vida pessoal, quanto nos nossos valores, formas como vemos o mundo e nossa vida profissional. O eclipse lunar de domingo com a Lua em Capricórnio virá fechar esse ciclo tão sentido, que tanto nos cutucou para olharmos para o que realmente importa, para a realidade dos fatos e que está provocando profundas mudanças dentro e fora de nós, no mundo todo. Precisamos aprender a lidar com a realidade, não o que projetamos, mas o que é real, e isso não é fácil. Este eixo nos fez ver nossas escolhas e nos obrigou a lidar com elas. Fomos obrigados a crescer muito nesse período e isso dói, mas cura e cria novas possibilidades. Os limites da realidade ficaram bem claros para todos nós, os limites do que é possível, por mais difícil que esteja sendo encará-los, é o único caminho verdadeiro para a mudança. Precisamos entender o que realmente queremos, o que realmente importa pra nós. Esse eclipse da Lua em Capricórnio nos pede maturidade e envolvimento para decifrar, encarar e trabalhar a realidade e os limites dos nossos desejos para então podermos crescer em direção ao futuro trabalhando em direção a sonhos possíveis, com os pés bem firmes no chão, e com isso pavimentar uma nova estrada de reais possibilidades de progresso. É de dentro pra fora que tudo isso acontece e é preciso sobretudo coragem!

Boa semana a todos!

Resumo da semana:

  • 29.06 Júpiter faz conjunção Plutão: Plutão fala de renascimento, portanto aqui nesse momento pode ser o início de um período de restauração e de recuperação. Esta combinação também está associada a avanços nas pesquisas e na tecnologia. As pesquisas para a vacina estão avançando e este aspecto pode dar um impulso extra e tão necessário. Esta conjunção em outras épocas sempre esteve associada a grandes avanços e descobertas.
  • 30.06 Sol conjunção Mercúrio: traz mais foco, atenção e solidez para nosso olhar e nossos pensamentos. Ficamos mais ativos e querendo movimento, trocas intelectuais, encontros com amigos e conversas estimulantes.
  • 1.07 Sol sextil Urano: Novidades aparecem, a criatividade está muito exacerbada e encontros interessantes acontecem. Vivemos experiências enriquecedoras que quebram nossa rotina trazendo novos insights sobre nós mesmos e o mundo a nossa volta.
  • 1.07 Mercúrio sextil Urano: Urano vai nos dar a oportunidade de abrir a cabeça para outros pontos de vista e quebrar círculos viciosos de pensamento. Podem ocorrer grandes insights durante esse trânsito, as ideias surgem do nada e é bom estarmos atentos e munidos de bloco e caneta para não deixarmos passar nenhuma boa ideia.
  • 1.07 Saturno volta a Capricórnio: Aqui assuntos como ordem, disciplina, planejamento, eficácia, correção de erros, enxugamento das despesas, minimalismo em tudo que fazemos, serão importantes. Durante esse período de alguns meses precisaremos cumprir com nossos deveres, sentiremos uma cobrança interna e externa em relação a isso.
  • 5.07 Eclipse lunar em Capricórnio a 13 graus do eixo Câncer e Capricórnio: Esse eclipse da Lua em Capricórnio nos pede maturidade e envolvimento para decifrar, encarar e trabalhar a realidade e os limites dos nossos desejos para então podermos crescer em direção ao futuro trabalhando em direção a sonhos possíveis, com os pés bem firmes no chão, e com isso pavimentar uma nova estrada de reais possibilidades de progresso. É de dentro pra fora que tudo isso acontece e é preciso sobretudo coragem!

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail basto.constanca@gmail.com, pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

veja também

by mg studio