Agenda Testou, Bem-Estar, Destaque

Biogenetika: a ciência como aliada da nossa saúde

Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 10 de dezembro de 2019

Quantas vezes você tentou seguir a dieta da moda e o resultado não foi o esperado? Ou se matriculou na mesma atividade da academia da amiga e vocês tiveram experiências - e mudanças no corpo - bem diferentes? O que deu errado? Na verdade, o erro está em acharmos que somos todos iguais, e que teremos respostas idênticas em genéticas diferentes. Mas como descobrir a dieta e os exercícios mais indicados para você? É aí que a ciência entra como uma grande aliada.

Os testes de DNA estão mais acessíveis e servem não apenas para diagnosticar predisposição para doenças, mas também para descobrir os tipos de dieta e exercício físico ideais para cada um. Recentemente, fiz o teste da Biogenetika, laboratório brasileiro especializado em medicina genômica comandado pelas irmãs Lia e Elisa Kubelka e fiquei encantada com as descobertas.

A Biogenetika possui alguns tipos diferentes de testes que se dividem em duas áreas: wellness e prevenção. O primeiro é indicado para quem deseja potencializar dietas de forma personalizada e melhorar o desempenho em esportes e atividades físicas. Já as opções de prevenção calculam os riscos genéticos de Alzheimer e trombofilias, identificando os marcadores de risco e as deficiências nutricionais relacionadas e apontando as condutas preventivas para evitar o desenvolvimento de tais doenças. A Biogenetika também foi convidada pelo governo suíço para estabelecer uma sede no país e participar do novo planejamento do governo de lá, que visa uma medicina individualizada para os anos de 2020 a 2026. "Estamos visitando diversos cantões, todos ligados à Universidade e Inovação", conta a geneticista Lia Kubelka.

É sempre bom ressaltar que o resultado é um alerta de propensões, e não uma sentença. "A genética não é o destino, mas precisamos conhecê-la para atuar da melhor forma, minimizando os riscos de doenças", afirma Lia. Sua irmã, Elisa, completa: "Conhecer nosso DNA nos ajuda a otimizar resultados chegando a nossa melhor versão com saúde!".

Na área de wellness, as opções são três: Map,Shape e Trigger. O Map é o teste de dietas, que descobre os aspectos da alimentação capazes de oferecer mais vitalidade e energia. Com isso, podemos entender, por exemplo, a dificuldade ou facilidade em se sentir satisfeito após uma refeição. Descobri, por exemplo, que me beneficio com uma dieta mediterrânea e que a gordura do abacate, do azeite e do açaí são positivas para o meu organismo. O café, que para mim aparece como um alimento não desejável, eu raramente tomo. Será que meu inconsciente já me sinalizava que não deveria ser um hábito? O Shape, como o nome indica, identifica a melhor atividade física para cada um. Como é a sua composição corporal e a tendência de acumular gordura? O seu corpo reage melhor a exercícios de resistência ou de força? Como é a sua propensão a lesões e sua capacidade de recuperação? Essas são algumas das respostas que conseguimos nesse teste.

Por último, o Trigger faz uma análise dos genes da microbiota intestinal e sua relação com a alimentação e saúde, ideal para quem deseja equilibrar o organismo a partir do conhecimento do seu microbioma. Com o resultado, é possível, por exemplo, associar as bactérias a certas doenças e descobri quais suplementos, probióticos e alimentos são mais favoráveis ao nosso corpo. Minha ingestão de carne vermelha é enorme e encontrei no laudo um desequilíbrio na minha flora, potencializado por uma abundância de bacteroides, que indicam um dieta mais rica em proteínas de origem animal e gorduras. Comprovada a necessidade de aumentar o consumo de vegetais ricos em fibras, só fica faltando eu dar o comando para o cérebro…
 
E como fazer esses testes? Para facilitar, a Biogenetika dispõe de três alternativas: através de parceiros, diretamente com o laboratório (situado em Florianópolis) ou o mais simples de todos, em casa. Na última opção, o paciente compra o teste online, recebe o kit de coleta com todas as instruções, realiza a própria coleta e a envia por malote ao laboratório. Através de uma determinada quantidade de saliva é possível realizar o mapeamento genético de um indivíduo. Os resultados são divulgados em pouco mais de um mês.

Mas o mais bacana ainda está por vir: a ajuda para decodificar todas as informações e orientações práticas são fornecidas por uma atenciosa equipe de nutricionistas que faz o pós-atendimento com consultas virtuais. Assim, pude sanar todas as minhas dúvidas e entender melhor porque os genes não mentem.

veja também

by mg studio