Destaque, Programe-se, Programe-se na Home, Sustentabilidade

Casa França-Brasil recebe Rio Coffee Nation após homenagem em Paris

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 13 de outubro de 2022

Martina Barth d'Avila (crédito: Tomás Rangel)

Há cerca de um mês, o café brasileiro ganhou homenagem no Paris Coffee Show, na capital francesa. Não à toa, afinal, somos líderes na produção e exportação dos grãos. Na entrada, um grande painel anunciava a feira que nós, cariocas, vamos receber neste fim de semana, a Rio Coffee Nation. E, de acordo com sua idealizadora, a executiva de marketing e comunicação Martina Barth d’Avila, bastou ler o nome da cidade-sede para fazer os olhos dos parisienses brilharem. "Muitos já me perguntaram por que não levar o Coffee Nation para São Paulo, que abriga um potencial maior de negócios. E eu sempre digo: além do café ser a cara do carioca, o Rio de Janeiro é a porta de entrada do turismo no Brasil".

Martina morou anos em Paris, mas nunca deixou de lado sua paixão pelo Rio e a vontade de fazer com que a cidade não perca seu potencial para sediar grandes eventos. Antes de montar o projeto do Rio Coffee Nation, seu conhecimento sobre cafés era algo próximo de, pasmem, zero. "Eu só gostava de tomar, mas antes do evento não sabia nada sobre a variedade dos grãos. Mas de uma coisa eu tinha certeza: se o Brasil é líder na exportação e produção de café, precisávamos de um evento dedicado a ele". E foi assim que surgiu o Rio Coffee Nation, que após enfrentar os desafios de uma pandemia logo em seu início, chega à terceira edição nos dias 15 e 16/ 10, na Casa França-Brasil.

Durante os dois dias, serão mais de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos de todas as regiões do Brasil, como Café Orfeu, Rituais da 3 Corações, Café Flô, Café Klem orgânico, Café Fazenda Florença, Brasil em Grãos, Madura Coffee, Cooperativa Cafésul, Café Pó de Mulheres, Matisse (cerveja com café) etc.

Outro ponto importante para Martina, a sustentabilidade, é um dos pilares deste ano. O evento promete, entre outras ações, neutralizar sua pegada de carbono e ainda reutilizar todas as borras de café, que serão doadas para a start-up brasileira Kalp Wear, que vai transformar os resíduos doados em tênis.

Palestras, degustações e receitas desde harmonizações e molhos a drinks e sobremesas também estarão no cardápio, além de duas competições: “Melhor café torrado para espresso” e “Desafio Koar-etapa Rio de Janeiro”.

O Rio Coffee Nation acontece das 11h às 19h tanto no sábado como no domingo e os ingressos estão à venda no site Sympla a partir de R$ 29,50.

veja também

by mg studio