Em outubro, mês em que completa 27 anos, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro repete a fórmula de sucesso do Viradão Cultural, que marcou o encerramento de exposições badaladas como a de Pablo Picasso, que passou suas últimas 36 horas abertas ao público. Desta vez, o programinha cult entra na agenda da terça-feira a noite, e segue noite adentro até o fim da quarta, com uma programação especial que combina exposições, música, cinema, teatro e festa da melhor qualidade.
Entre o dia 11 de outubro às 22h30 até às 21h do dia 12, o viradão terá as exposições O Triunfo da Cor: O Pós-Impressionismo. Obras-primas do Musée D’Orsay e Musée de l’Orangerie, que se despede do espaço no dia 17, e Mondrian e Movimento Stijl, que finalmente chega ao Rio para o delírio dos fãs do pintor holandês. Para animar a noite, o projeto Madrugada no Centro ocupa a área externa do CCBB com show do grupo BossaCucaNova, que receberá no palco BNegão e segue com a festa Sotaque Carregado, comandada pelos DJs MAM, Montano e Valéria Houston.
Para as crianças, a festa começa na quarta de manhã, dia D, e segue até domingo, 16. O destaque vai todo para as atividades que dialogam com as exposições. A contação de histórias, por exemplo, vai permitir que os pequenos experimentem de uma outra maneira a exposição Mondrian e o Movimento De Stijl, já que o repertório selecionado traz a biografia do artista e remete às cores e formas do pintor. Enquanto isso, personagens retratados na exposição O Triunfo da Cor circularão pelo prédio dividindo curiosidades da época de Van Gogh, Gauguin, Paul Ranson, entre outros pintores. Demais, né? Mas além das exposições mais famosas, outras atrações entram em cena. Você já pensou, por exemplo, sobre o valor de uma moeda? A mostra permanente Galeria de Valores também entrará no radar dos pequenos através da histórias da moeda e seus diferentes valores de acordo com cada época e cada cultura. Nesta atividade, um personagem banqueiro te convida a pensar o que tem valor pra você, além de compartilhar dicas sobre educação financeira. A gente conta a programação completa lá embaixo, dá só uma olhada!
Exposições
O
Triunfo da Cor. O Pós-Impressionismo até 17 de outubro
A Fundación MAPFRE e o Musée d’Orsay, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, trazem pela primeira vez ao Brasil, 75 obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, para traçar um panorama da arte “pós-impressionista”. a exposição ocupa todas as galerias do primeiro andar e a rotunda no Térreo do CCBB Rio, reunindo telas de mestres como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse.
Mondrian e o movimento De Stijl a partir de 11 de outubro
Panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa De Stijl ( o Estilo ), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses aristas elaboravam um tipo de "arte total", usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração.
Galeria de Valores
Cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil estão presentes em um espaço interativo que conta a história da moeda no Brasil e no mundo. Na sequência expositiva é possível ver raridades, curiosidades, o ciclo do ouro, segredos das notas, além da linha do tempo que vai da moeda ao cartão de crédito.
Madrugada no Centro
Em noite especial de comemoração dos 27 anos do CCBB Rio, o projeto recebe show do grupo BossaCucaNova, com participação de BNegão + Festa Sotaque Carregado + DJ MAM e DJ Montano + Valéria Houston.
Terça, 11, das 23h às 4h. Entrada franca
Atrações infantis
O que tem valor para você? Galeria de Valores, 4º andar
Quarta, 12, às 12h e 19h; quinta, 13 às 12h e 17h; sexta, 14, às 17h e sábado, 15 às 15h
Classificação indicativa: a partir de 07 anos.
Contação de histórias
Mondrian e o Movimento De Stijl Programa Educativo, 1º andar
Quarta, 12, às 10h, 12h e 16h; quinta, 15, às 10h, 12h e 16h; sexta, 16, às 10h, 12h e 16h
Classificação indicativa: a partir de 07 anos
Laboratório de Ações Criativas Programa Educativo, 1º andar
Quarta, 12, de 14h às 16h30; sábado, 15, das 14h às 16h30; domingo, 16, das 14h às 16h30
Classificação indicativa: Livre
O Triunfo da Cor Térreo e 1º Andar
Quarta, 12, às 09h30 e 13h; quinta, 13, às 13h
Classificação indicativa: Livre
E mais: Procura-se Térreo, 1º, 2º, 4º e 5º andares.
Você sabia que o CCBB abriga um deus grego? Hermes, deus da comunicação, das viagens, dos pesos e medidas, apresenta no jogo “Procura-se” segredos, memórias e histórias que habitam o prédio. Por pistas e caixas escondidas, o visitante poderá conhecer a programação através de um grande jogo investigativo.
Quarta, 12, às 13h e 17h; quinta, 13, às 16h; sexta, 14, às 16h; sexta, 15, às 13h e 17h
Classificação indicativa: a partir de 07 anos.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Primeiro de Março, 66, Centro
De qua. a seg., de 9h as 21h
Meia entrada: funcionários e clientes do BB, estudante, sênior acima de 60 anos, professor, PNE e usuários dos convênios Cartão Metrô recarregável, SESC, clube de assinantes O Globo, PUC e Clasp, mediante apresentação de documento comprobatório.