Arte & Cultura, Mostra, Programe-se, Programe-se na Home

CCBB relembra frescor do legado de Alphonse Mucha em mostra

Por Thaissa Barzellai | Publicado em 18 de novembro de 2020

De cartazes publicitários a vitrais de catedrais, o artista tcheco Alphonse Mucha se tornou um dos expoentes da Art Nouveau - movimento do final do século XIX conhecido pela sua exuberância decorativa -, e hoje, mais de cem anos depois, seu trabalho é relembrado no CCBB. Dividida em quatro ambientes, a mostra traz obras que representam os principais temas da trajetória do artista. Na seção Mulheres: Ícones & Musas, o público pode conferir as criações, como artes publicitárias e pôsteres, inspiradas na atriz francesa Sarah Bernhardt e suas peças, além de anúncios de itens da época, como cerveja, lança-perfume e cigarros.


Na seção Mulheres: Ícones & Musas, o público pode conferir as criações, como artes publicitárias e posterês, inspiradas na atriz francesa Sarah Bernhardt.

No setor O Estilo Mucha - Uma Linguagem Visual Beleza – O Poder da Inspiração, outro destaque, presente em figurinos e adereços decorativos do folclore local, é o lado político do artista e seu interesse pela luta do povo eslavo pela liberdade no período no qual a República Tcheca viveu sob o domínio do Império Austro-Húngaro. Gravuras da cultura eslava e trabalhos da nova arte inspirados no legado do artista completam o catálogo. A exposição acontece até 18 de fevereiro e a entrada é gratuita.

+ Céus de Monet: mostra celebra artista francês com trabalhos do grafiteiro Toz
+ Oi Futuro reabre com exposição inspirada em clima ribeirinho

veja também

by mg studio