Arte & Cultura, Destaque, Mostra, Programe-se, Programe-se na Home, Teatro

CCBB tem programação em homenagem a Suassuna e outras novidades

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 1 de junho de 2022

Em 16 de junho, Ariano Suassuna faria 95 anos. E para celebrar a data e os 50 anos do seu Movimento Armorial – que celebra o nordeste nas mais variadas manifestações artísticas – , o Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma série de homenagens. Além da exposição, que segue em cartaz até o fim do mês, o CCBB passa a oferecer 10 encontros especiais, sendo cinco musicais que enaltecem a arte nordestina. Os eventos acontecem de 1 a 13 de junho nos teatros e no Auditório do CCBB.

No Teatro II, serão cinco apresentações, sempre às 19h: Grupo Rosa Armorial (1/6),Quarteto de Cordas da UFF (2/6), Duo Ana de Oliveira e Sergio Raz (3/6),Quinteto da Paraíba (11/6), Música Antiga da UFF (12/6). Ingressos serão liberados no dia de cada evento, às 9h, na bilheteria física e site Eventim.

Além desses eventos, Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, apresenta no dia 08 de junho, quarta-feira, a “Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor”, em que o artista plástico retoma e desdobra seus caminhos na arte a partir de uma primeira influência armorial de seu pai e de artistas da época e atuais. A apresentação, que é um evento exclusivo para o CCBB Rio, cria a conexão entre as apresentações musicais e os encontros, e tem a participação especial de Isaar França – cantora que participou das famosas Aulas Espetáculo de Ariano Suassuna. 

Também haverá eventos de conversas e danças como parte das celebrações.

FUTURO PRESENTE

Também começa nesta quarta (1) o projeto Futuro Presente, um ciclo de palestras/bate-papos, oficinas maker e pocket shows que apontam para o futuro e abordam empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia. A programação vai até novembro e acontece no Espaço Conceito Banco do Brasil, um lugar que mescla atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação cultural. Neste primeiro mês, serão duas palestras, 13 oficinas e um pocket show.

Com apresentação dos jornalistas Carol Anchieta e Guilherme Guedes, as palestras/bate-papos acontecem duas vezes por mês sempre às quartas-feiras. Na abertura, no dia 1/6, a diretora de criação dos Estúdios Globo Samantha Almeida propõe uma reflexão sobre sua origem e a não valorização coletiva da cultura, inteligência e repertório dos grupos periféricos.

Outra área do projeto, o Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas acontecem sempre aos feriados e fins de semana. Entre os temas que serão abordados, modelagem 3D, criação de conteúdo para a Internet e fotografia no celular, introdução ao design, entre outros.

Já os pocket shows privilegiam a nova cena musical carioca e acontecem mensalmente, às sextas. O primeiro, no dia 24/6, recebe Jonathan Ferr, um dos nomes mais celebrados da nova geração do piano e do jazz no Brasil.

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e é necessário garantir os ingressos no site da Eventim ou na bilheteria física do CCBB RJ, a partir das 09h do dia do evento.

NOVAS PEÇAS

"Céu Estrelado" está em curta temporada no CCBB

Nos teatros, o CCBB aposta em duas novas peças: o musical "Céu Estrelado" e o espetáculo infantojuvenil "20.000 Léguas Submarinas".

Idealizado por Gustavo Nunes, com texto de Carla Faour e direção musical de Tony Lucchesi, "Céu Estrelado" passeia pelo Brasil profundo e pelo cancioneiro popular nacional. Os diretores Viniciús Arneiro e João Fonseca repetem a parceria iniciada em “Cássia Eller – O musical”, para contar a história de Antonia, vivida pela cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares. Na trama, a personagem, nascida na cidade fictícia de Carneirinhos, se muda para o Rio de Janeiro, brigada com o pai, seu Cris (Bruno Garcia), para tentar a carreira de cantora. Depois de alguns anos, ela está de volta a pedido da família para participar da festa de Santo Antônio na fazenda onde moram. Ao lado do namorado estrangeiro, Johnny (Hamilton Dias), Antonia vai reencontrar, além do pai, um antigo amor, Paixão (Daniel Carneiro), sua irmã Cidinha (Dani Câmara), e a faz-tudo da fazenda, Fafá (Natasha Jascalevich). Na trilha sonora estão canções de Milton Nascimento, Chico César, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jovelina Pérola Negra, entre outras. Em cartaz até o dia 5/6. Ingressos a partir de R$ 15 no site Eventim.

Na montagem da obra de Júlio Verne, o teatro é transformado em um grande submarino. No palco, um repertório de ações, jogos e esboços de cenas, usando os recursos oferecidos pelo vocabulário físico da pantomima e pelo vídeo com elementos que dão forma aos cenários da aventura. As ações executadas pelos atores ao vivo, muitas delas com as técnicas circenses, também são exibidas, oferecendo ao espectador um efeito de zoom ou um ângulo de visão diferente, recurso que dará uma dimensão fantástica às peripécias, criando ilusões e imagens inusitadas.  Direção de Alvaro Assad e com André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues.
Temporada: 04 a 26 de junho. Sábados e domingos, às 16h. Ingressos a partir de R$ 15 no site Eventim.

veja também

by mg studio