Arte & Cultura, Destaque
‘Central do Brasil’ ganha transmissão com concerto ao vivo
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 25 de março de 2025

Nos dias 2 e 3 de abril, o Teatro Riachuelo será palco de um espetáculo único: o Cine Concerto Central do Brasil. Idealizado pelo diretor e produtor musical Anselmo Mancini, o projeto ressignifica a experiência cinematográfica ao unir o clássico filme de Walter Salles com a execução ao vivo de sua trilha sonora. A apresentação, que promete uma imersão sensorial sem precedentes, contará com a participação especial dos compositores da trilha original, Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum.
LEIA TAMBÉM:
- É Tudo Verdade 2025: programação no Rio celebra 30 anos do festival
A grande novidade desse projeto é o sofisticado sistema de sincronização, desenvolvido para garantir que músicos e maestro acompanhem a projeção com precisão absoluta, criando uma experiência única para o público. O Cine Concerto Central do Brasil se torna, assim, o primeiro espetáculo deste formato no Brasil a partir de um filme sonoro nacional. Reconhecido tanto no Brasil quanto internacionalmente, o projeto já foi convidado para apresentações em festivais renomados, como o MATE Festival 2024 em Portugal e o LABRFF 2025 em Los Angeles. Em 2025, o espetáculo também estará presente na programação cultural do Ano Brasil-França, com performances e masterclasses em Paris.
A proposta do Cine Concerto vai além da exibição do filme. Para Anselmo Mancini, "a música é uma das mais poderosas ferramentas narrativas no cinema", e o espetáculo oferece uma nova forma de apreciação cinematográfica, ressignificando uma obra já consagrada para novas gerações. “Além disso, é possível reviver as emoções de um filme sob uma nova perspectiva artística e sensorial. Uma espécie de crossover de gerações, onde uma obra é ressignificada para aqueles que já a conhecem e possuem laços afetivos ou emocionais com ela", conclui.
Cine Concerto Central do Brasil
Datas e horários: 2 e 3 de abril, às 20h
Local: Teatro Riachuelo Rio, Rua do Passeio, 38/40 – Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: Disponíveis na bilheteira do teatro e no site.