Comer & Beber, Novas Bossas
Um brinde às mulheres fortes: conheça a ‘Cervejaria Feminista’
Por Agenda Carioca | Publicado em 24 de janeiro de 2017

Batendo de frente com a turma que insiste em excluir as mulheres do cenário cervejeiro, quatro ativistas de diferentes lugares, histórias e idades se uniram para virar este jogo. Assim nascia a Cervejaria Feminista - comandada por Andreia Prestes, Maria Antônia Goulart, Maura Santiago e Clarissa Cogo - com proposta de lançar rótulos em homenagem à mulheres com uma trajetória de vida inspirada nos ideais de igualdade e liberdade feminina, e com receitas criadas com base na história da personalidade.
"Queríamos criar algo que significasse resistência a essas situações, não só no meio apenas da cerveja, mas que pudesse ter eco para além desse território em que nosso negócio está inserido", conta Clarissa. E como já era de se esperar, enfrentaram alguns obstáculos pelo caminho. "Em um dos cursos de produção de cerveja artesanal que fizemos, um grupo de homens ficou incomodado com nossa proposta. Ao longo do curso, ouvimos diversos comentários machistas e depreciativos. Ali, tivemos certeza de que nossa ideia da Cervejaria Feminista era absolutamente necessária, sobretudo por resistência a esse tipo de abordagem ou percepção que existe no imaginário e na cultura que envolve a cerveja", defende a jornalista e ativista.
O primeiro rótulo vem com o nome de Maria Prestes, em tributo à militante do Partido Comunista, companheira de Luís Carlos Prestes por 40 anos, que foi exilada durante a Ditadura Militar. Sinônimo de mulher forte, Maria também é avó de Andreia, uma das cervejeiras responsáveis pela nova marca.
A cerveja é produzida na região serrana - em uma parceria tocada só por mulheres - e é do tipo Specialty Beer, com sabor aproximado de uma pilsen. Com receita inspirada em lembranças de Prestes das cervejas que bebia na época do exílio na República Tcheca - testada e aprovada pela homenageada. Para os cervejeiros de plantão, a Maria Prestes vem com amargor de 15 IBUs, cor 7 EBC, o teor alcoólico de 5%.
Curtiu? O lançamento oficial será neste domingo, 29, no Manifesto BCA, mistura de pub e restaurante no Leme. O encontro vai contar com reflexões sobre o feminismo e suas representações - especialmente no mercado cervejeiro - com presença confirmada de Maria, e das criadoras do rótulo. (por MAFÊ SOUZA foto ANDRÉ MANTELLI)
LANÇAMENTO MARIA PRESTES NO MANIFESTO BCA
29 de janeiro, às 17h | Entrada franca
Av. Nossa Senhora de Copacabana 22, Leme
Tel: (21) 2051-1910