Arte & Cultura, Fim de semana, Programe-se, Programe-se na Home, Teatro
De Nathalia Timberg a musicais: confira as estreias do teatro carioca
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 5 de agosto de 2019
O novo semestre traz novas aventuras e histórias para os palcos do Rio. A partir deste mês, o roteiro teatral oferece aos cariocas produções que vão desde musicais em homenagem a consagrados nomes da música brasileira até conflitos entre mães e filhas. Confira abaixo algumas opções para curtir o teatro brasileiro!
Para sempre a Madrinha do Samba
Os fãs da cantora Beth Carvalho vão ter a chance de festejar os 72 anos da grandiosa intérprete no espetáculo “ANDANÇA – Beth Carvalho, o Musical”, que está em cartaz no Teatro PetroRio das Artes, na Gávea.
Ao som de clássicos da carreira, como "Coisinha do Pai", "Vou Festejar" e "O que É, O que É", a peça leva o público para momentos que eternizaram a madrinha do samba no coração dos brasileiros, como a descoberta do Zeca Pagodinho e o amor pelo bloco Cacique de Ramos. Com texto de Rômulo Rodrigues, o musical fica em cartaz até o dia 1º de setembro. Quer se emocionar ao som do Canto da Rainha? Os ingressos estão à venda pelo site Divertix.
E a vida, o que é?
Depois de uma montagem sobre Elis Regina, o Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM) está em cartaz nos palcos do Teatro Riachuelo, no Centro, com mais uma produção enaltecendo os nomes da nossa cultura. O escolhido da vez é o Gonzaguinha, cujas músicas e poesias servem como ponto de partida para uma história ambientada no fim da ditadura militar.
Com direção de Rafaela Amado e direção musical de João Bittencourt, o espetáculo "Cartas para Gonzaguinha - O Musical" acompanha a luta dos sindicatos na época de retomada de uma democracia pelo país a partir de trabalhadores de uma fábrica que são prejudicados por um escândalo de corrupção causado pelo dono da fábrica. Ao som de canções conhecidas e outras nem tanto, a peça fica em cartaz até 25 de agosto às sextas e Sábados às 20h e aos domingo às 19h. Os ingressos estão à venda pelo site Ingresso Rápido.
Simplesmente a melhor
Quem nunca fez uma loucura para assistir ao ídolo? É sob esse mote que o musical "Quebrando Regras - Um Tributo à Tina Turner" leva os clássicos da rainha do disco dos anos 70 para os palcos cariocas. Com direção musical de Tony Lucchesi, o espetáculo acompanha a odisséia de duas fãs que fazem de tudo para assistirem ao show da diva no Maracanã nos anos 80. A partir dessa aventura, o texto explora diversos temas da época e que ainda se fazem contemporâneos, como violência contra mulher, abuso sexual e feminismo.
Em cartaz até o dia 24 de setembro, a peça acontece todas as terças-feiras, às 20h30, no Teatro Clara Nunes, na Gávea, e os ingressos estão à venda pelo site Tudus.
Vida louca, vida breve
Os fãs do cantor Cazuza vão ter mais uma chance de recordar a breve, mas intensa trajetória do artista que balançou as estruturas da música brasileira com toda a sua irreverência e talento. Baseado no livro "Só as Mães são Felizes", de Lucinha Araújo, o musical, que estreia no próximo dia 30 no Teatro Riachuelo, no Centro, leva para os palcos diversos momentos marcantes da carreira do cantor e compositor. O sucesso com Barão Vermelho, os amores e relação com os pais são alguns dos retratos que marcam presença no espetáculo.
Em cartaz até o dia 8 de setembro, "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz" acontece de sexta a domingo e os ingressos estão à venda no site Ingresso Rápido.
Álbum de Família
As atrizes Guida Viana e Letícia Isnard voltam aos palcos com o espetáculo "Agosto", que deu o que falar nas premiações teatrais do ano passado, na próxima sexta-feira, dia 9, no Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no Meiér. Com texto vencedor do Pulitzer escrito por Tracy Letts, a obra acompanha conflitos familiares na tentativa de manter todos unidos enquanto precisam lidar com os sentimentos que cada um guarda.
Na peça, Guida Viana, vencedora do prêmio de Melhor Atriz Cesgranrio, dá vida à Violet, uma mulher que enfrenta um câncer de boca e tenta manter a família unida para não permanecer sozinha após a morte do marido. Ao lado de Guida, está Letícia, que levou para casa em 2018 o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante FITA e interpreta a filha favorita da viúva: Bárbara. Embora tenha um espaço particular no coração da mãe, as duas batem de frente a todo momento, principalmente após a filha ter abandonado a mãe quando soube da doença.
O espetáculo, que tem direção assinada por André Paes Leme, acontece até o dia 25 de agosto sextas e sábados às 20h, e domingos, às 19h. Os ingressos estão à venda no site Ingresso Rápido.
Outra peça que traz os bastidores de uma família e seus dilemas é a "A Ponte", que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro. Com Debora Lamm, Maria Flor e Bel Kowarick no elenco, o espetáculo “A Ponte” acompanha três irmãs totalmente diferentes que precisam se reencontrar após anos separadas para lidar com a morte da mãe. A partir do reencontro, a adaptação do texto premiado do canadense Daniel Maclvor aborda questões como religião, modernidade e diferenças entre gerações. Em cartaz até dia 12 de agosto, ”A Ponte” tem direção de Adriano Guimarães e acontece no Teatro II do CCBB.
Mães e Filhos
Como marca da estreia como dramaturga, a atriz e diretora teatral Inez Viana mergulha na relação entre mãe e filho através de lembranças que caminham entre a realidade e o paradoxo no espetáculo "A Última Peça". Em cartaz até o dia 25 de agosto no Sesc Copacabana, a obra acompanha uma mulher que, pela condição de Alzheimer, não reconhece mais o filho e o confunde com um antigo professor de francês. Agora, após retornar depois de anos morando longe, o filho tem uma missão: terminar a história que sua mãe começou. Com direção de Danilo Grangheia, o espetáculo acontece de quinta a domingo.
A relação entre mãe e filhos também é pauta do espetáculo estrelado pela atriz Rosane Goffman. No monólogo "Eu Sempre Soube", cujo texto foi vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia de 2018, a descoberta da sexualidade de filhos LGBTQ e a forma com as quais mães lidam com a notícia é destrinchada por meio da história da jornalista Majô Gonçalo, que viaja o Brasil contando histórias parecidas com a sua em palestras. Em mais uma curta temporada no Centro do Rio, a emocionante peça-documentário agora acontece na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, sempre de sexta a domingo até o dia 25 de agosto.
Da Grécia para o Rio
A mitologia presente na pedra que Sísifo carrega por toda a eternidade é o ponto de partida do monólogo interpretado pelo ator Gregório Duvivier, que sobe no palco do Teatro Prudential, na Glória, a partir desta sexta-feira, dia 9. Com texto de Vinícius Calderoni em parceria com o protagonista, "Sísifo" faz um recorte entre o Brasil de hoje, relacionando a distopia atual representada por memes na era digital com a mitologia de anos atrás. A peça fica em cartaz até o dia 9 de setembro de quinta a domingo e os ingressos podem ser obtidos no site Ingresso Rápido.
Já que estamos falando de mitologia, o teatro carioca está com outra opção para os fãs de mitos e suas metáforas. Com Andréa Beltrão, a trajetória de Antígona, uma jovem princesa que enfrenta a ordem do rei para honrar a morte de seu irmão em campo de batalha, está em cartaz no Teatro Poeira, em Botafogo até o dia 29 de setembro de quinta a domingo. Os ingressos estão à venda no site Tudus.
Diretamente de Nova York
Em celebração dos seus 90 anos, a atriz Nathalia Timberg sobe no palco do Teatro Petra Gold, no Leblon, encarnada na nova-iorquina Iris Apfel, um dos maiores nomes do universo fashion, na peça "Através da Íris". Com direção de Maria Maya, a carreira do ícone mundial, que sempre seguiu o lema "Mais é mais, menos é chato", é relembrada durante uma entrevista cedida pela designer em sua casa. Durante o espetáculo, o público vai ter a chance de conhecer mais os bastidores desse sucesso, dessa história e, claro, das opiniões que ela tem sobre ela e sobre o mundo, sempre sem papas na língua. Em cartaz até o dia 1º de setembro, o espetáculo acontece de sexta a domingo e os ingressos estão à venda pelo site Sympla.
Por trás das cortinas
Os imprevistos e bastidores de um universo teatral levam o público a conhecer Jandira, uma funcionária de teatro que trabalha como faxineira, bilheteira e baleira, no espetáculo "Não Peça". No monólogo, que fica em cartaz até o dia 22 de agosto na Casa de Cultura Laura Alvim, Jandira, interpretada por Lucília de Assis, precisa segurar o público até que os atores consigam fugir de um engarrafamento. Sem ideia do que fazer, a funcionária compartilha lembranças e histórias de tudo o que já viveu por trás do palco. O espetáculo acontece às quartas e quintas, às 20h.