Fim de semana, Programe-se, Programe-se na Home

Dia Nacional do Samba tem encontro de Paulinho da Viola com Criolo e mais

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 30 de novembro de 2018

Quem não é ruim da cabeça ou doente do pé tem motivos de sobra para festejar neste fim de semana. No dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba, e a programação pela cidade está cheia de gingado.

Entre os destaques, tem Paulinho da Viola e Criolo com entrada solidária na Jeunesse Arena. Junto com a Velha Guarda da Portela, o sambista e o rapper se unem para uma grande homenagem aos 95 anos da escola azul e branca. O show acontece às 19h e fecha um dia repleto de atrações na arena de eventos da Barra. As atividades começam às 14h com a apresentação da roda de samba Fuzuê D’Aruanda. Ao longo da tarde, terá show do grupo Jequitibá do Samba e apresentação de dança de salão. Os ingressos estão sendo trocados em qualquer unidade do Sesc RJ por 3kg dos seguintes alimentos: arroz, feijão ou macarrão.

Também na Barra, o bar Vizinhando - Botecagem de Raiz, no Cittá América, comemora a data com uma roda de samba a partir das 13h. Anderson Mello e convidados garantem um repertório com clássicos de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Paulinho da Viola, Ferrugem, entre outros.

O projeto Samba na Orla vai levar rodas para cerca de 100 quiosques do Leme ao Pontal. Entre as atrações, tem Samba da Thais, com participação especial do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, no quiosque Samba Social Club, na Barra; e grupo Samba Vicente, no Espaço A, no Leme. Copacabana vai abrigar a maior concentração das rodas, com 34 quiosques participantes.  O Coisa de Carioca, na altura da R. Constante Ramos, recebe o Samba de Balaio com uma carta renovada de drinques de gin.  A programação completa pode ser conferida no site da Orla Rio. 

O sábado também guarda atrações comemorativas. Na Praça Mauá, o Museu de Arte de Rio – MAR aposta em uma programação especial que ocorre em paralelo com a exposição “O Rio do Samba: resistência e reinvenção”. O museu receberá filmes, debates, além de rodas de samba, jongo e tambor. 

O Samba da Feira, no Armazém do Engenhão (R. José dos Reis 189, Engenho de Dentro) convidou o sambista TIEE para sua sempre lotada roda de samba. Acontece também no sábado, dia 1, das 15h às 23h.

Outro programão para esquentar os tamborins para domingo é a festa de encerramento do Circuito Gastronômico de Favelas, no Terreirão do Samba. No dia 1, Cozinheiros de duas comunidades cariocas, Complexo do Alemão e Andaraí, participarão com outros quatro vindos de BH. A animação fica por conta do Samba da Vera e dos músicos Edu Krieger, Thaís Macedo, Manu Dias, Flávio Renegado com convidados, Pretinho da Serrinha e Baile Black bom + DJs. Os ingressos custam R$  5 inteira ou R$ 2,50 a meia-entrada, garantida com a doação de 1kg de alimento não perecível ou brinquedo. 

Fotos: Marcos Hermes (Paulinho da Viola, Monarco e Criolo), Divulgação (Samba da Feira). Andrea Nestrea (Thaís Macedo)

veja também

by mg studio