Carroussel, Comer & Beber
Drinque ou cerveja? Na dúvida, vá nos dois!
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 11 de janeiro de 2019
![](https://www.agendacarioca.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Julieta-Bar_Black-Beer-crédito-José-Renato-Antunes-2.jpg)
![](http://agendacarioca.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Garoa-Bar-Lounge_Cana_maracuja-xarope-de-maca-verde-gim-licor-e-espuma-de-cerveja_Credito-Rodrigo-Azevedo-1-200x300.jpg)
Que me perdoem os cevadeiros puristas, mas a cerveja é o drinque da vez. Muito além da michelada mexicana, os bares abusam cada vez mais da criatividade na hora de transformar a cerveja em base de coquetéis. O criado pelo Igor Renovato no Garoa Bar Lounge, no Leblon, por exemplo, é servido em caneca de chope, mas com um colarinho de responsa feito de espuma de cerveja. O Caña ainda leva gim, monin de maçã verde, xarope Saint Germain e maracujá.
Um dos drinques queridinhos da vez, o Moscow Mule ganhou uma versão puro malte no Pato com Laranja (receita abaixo), em Ipanema. O refrescante coquetel leva vodca, ginger ale, limão, espuma de gengibre e chope Heineken. O Boteco Colarinho, na badalada Nelson Mandela, em Botafogo, também apostou em releituras de coquetéis tradicionais, como o mojito que, em vez do tradicional rum, leva session ipa; e o Hi-Fi, que por lá é feito de chope weizen, suco de laranja e vodca.
![](http://agendacarioca.com.br/wp-content/uploads/2019/01/lima-29-200x300.jpg)
No Astor, em Ipanema, a pedida é o Birra e Amaro, feito com Amaro Lucano, limão e cerveja pilsen. No Julieta Bar, no Flamengo, o mixologista Daniel Milão criou o Black Beer (foto em destaque na matéria), feito com soda de conhaque, vinho do porto, limão, pinoles e cerveja preta.
A Casa Camolese, no Jardim Botânico, oferece três drinks que mesclam as cervejas da casa com bebidas destiladas e outros ingredientes. O Foxtrot leva Gin Beffeater, berries e a cerveja Celeste, que assim como os outros cinco rótulos da casa, celebra as “mulheres das vidas” dos sócios Cello e Vik Muniz. A homenageada nessa Pale Lager é a mãe de Vik. Outra opção é o Roquenrol, com Jack Daniel's, licor de amêndoas, frutas vermelhas e cerveja Éden. Já o o Shandy é servido em jarra de 1 litro e mistura cerveja Donana (Berliner), Rum, Limoncello e cítricos.
E por falar em jarras, até o clericot ganhou uma versão com cerveja. O Lima Cocina Peruana tem, na seção "Nuestras jarras para compartir", o Clericot Cervezera, com maçã, suco de maçã, cerveja artesanal, pisco de canela, laranja e açúcar.
MOSCOW MULE DO PATO COM LARANJA
![](http://agendacarioca.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Pato-com-Laranja-Moscow-Mule-Crédito-Beto-Roma-4-imprensa-1024x682.jpg)
INGREDIENTES:
- 75ML DE VODCA
- 50ML DE GINGER ALE
- 25ML DE SUCO DE SICILIANO
- CHOPP HEINEKEN
- ESPUMA DE GENGIBRE
- ANGOSTURA
MODO DE PREPARO:
Na caneca de cobre gelada adicionar três pedras de gelo, a vodca, o suco de limão siciliano e o ginger ale. Acrescentar 1 dedo de creme do chopp Heineken e completar com a espuma de gengibre. Finalizar com 3 gotas de angostura e o limão siciliano desidratado.