Agendinha, Programe-se, Teatro
‘Eu, Mãe’: a maternidade sob um novo olhar nos palcos do Rio
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 7 de agosto de 2019


O tempo passa, mas quando se é mãe, ele voa. É pensando nisso que a atriz Cristina Fagundes entra em cena com o monólogo "Eu, Mãe" a partir desta quarta-feira, dia 7, na Casa Rio, em Botafogo. Inspirada na relação que tem com as filhas de 3 e 5 anos, a atriz de 43 anos compartilha com o público e registra em uma câmera - com as filhas do outro lado da tela- as reflexões, os medos e experiências que vive na maternidade. Chama a atenção na montagem o cenário hiper-realista (por exemplo, a cozinha é a cozinha da Casa Rio mesmo, e a atriz, em determinado, até passa um café na hora).
PROMOÇÃO: Os leitores da Agendinha Carioca que falarem na bilheteria que leram sobre a peça aqui pagam meia-entrada
Segundo a autora, a peça é uma conversa do presente com o futuro. Mais do que uma peça sobre as dores e delícias de ser mãe, o espetáculo aborda diversas fases da vida, desde os "eus"que queixamos para trás, ao envelhecimento e a perda dos pais.
Em uma dessas mensagens direcionadas às filhas, por meio da câmera, a intérprete fala: “Eu quero que você, Nina, que hoje está com cinco anos, e que você, Bruna, que hoje está com três anos, possam, aí no futuro, me ver como eu sou hoje, no auge da saúde, da vitalidade. No auge da minha vida. E quero que assistam a essa gravação também quando tiverem quarenta e três anos de idade cada uma para que possamos por pelo menos uma vez na vida, num encontro único no tempo, ter a mesma idade. Eu queria ser amiga de vocês, ir caminhando junto com vocês, mas não posso, meu tempo é outro, eu vim primeiro. Então vamos fazer esse registro está bem? Esta cápsula do tempo.”
O texto, assinado pela própria Cristina, é acompanhado de um repertório musical com músicas de U2, Eagles, Amy Winehouse entre outros nomes do pop. A direção é de Alexandre Barros e Daniel Leuback.