20 anos

Patrimônio cultural

da cidade do

Rio de Janeiro

Arte & Cultura, Programe-se

Fim de semana no Rio reúne teatro, festival de lanternas e muita música ao vivo

Por Simone Saltiel | Publicado em 23 de julho de 2026

O último fim de semana de julho no Rio reúne atrações para todos os públicos. A programação conta com o monólogo "Eu matei Sherazade" no Teatro TotalEnergies, a estreia do Water Lantern Festival no Museu do Amanhã, uma edição especial do Samba do Sacramento no CCBB e shows gratuitos de música brasileira no Al Farabi.

“Eu matei Sherazade" no Teatro TotalEnergies

O Teatro TotalEnergies recebe, neste fim de semana, o retorno do monólogo “Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria”, que terá apenas três apresentações, na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26). Indicado ao Prêmio APTR, o espetáculo é protagonizado por Carolina Chalita, que também assina a dramaturgia da primeira adaptação teatral do livro homônimo da escritora libanesa Joumana Haddad.

Com direção de Miwa Yanagizawa, a montagem propõe uma reflexão sobre o feminino ao questionar os estereótipos que cercam as mulheres árabes e o olhar preconceituoso do Ocidente. A peça revisita a figura de Sherazade, de As Mil e Uma Noites, sob uma perspectiva contemporânea, discutindo patriarcado, liberdade e protagonismo feminino.

Os ingressos estão à venda pela plataforma Ingresso.com.

Water Lantern Festival

O Museu do Amanhã recebe, pela primeira vez no Rio, o Water Lantern Festival, uma das experiências ao ar livre mais populares do mundo. Neste sábado (25) e domingo (26), o público poderá escrever mensagens, desejos e homenagens em lanternas iluminadas, que serão lançadas sobre as águas da Baía de Guanabara ao pôr do sol, criando um espetáculo coletivo de luzes.

Além do tradicional ritual das lanternas, o festival oferece áreas de convivência, opções de gastronomia, atrações culturais e espaços dedicados a pequenos empreendedores. O acesso às áreas abertas do evento é gratuito, enquanto a participação no lançamento das lanternas acontece mediante a compra dos kits oficiais, que estão à venda na plataforma Fever.

Samba do Sacramento

A área externa do CCBB Rio recebe, neste sábado (25), uma edição especial do Samba do Sacramento, em comemoração aos 66 anos do cantor Marcos Sacramento. A tradicional roda de samba reúne convidados como Áurea Martins, Ana Costa e o grupo Casuarina, em uma celebração que promete movimentar o Centro do Rio com clássicos do gênero e muita música brasileira.

A apresentação começa às 17h, tem entrada gratuita, com ingressos a serem retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site oficial.

Programação gratuita no Al Farabi

O Al Farabi preparou uma programação gratuita para quem quer aproveitar o fim de semana ao som da música brasileira. Na sexta-feira (24), às 18h, o grupo Malungo Dengo abre a agenda com um repertório de brasilidades que passeia por ritmos como forró, xote e MPB.

No sábado (25), às 14h, o Bebadafonte comanda uma roda de samba dedicada aos grandes mestres do gênero, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa. Encerrando a programação, no domingo (26), também às 14h, o tradicional Candongueiro sobe ao palco com clássicos do samba, composições autorais e participação especial de Paulinho Rezende.

veja também

mantido por LinkTI