Carioquices, Carroussel, Comer & Beber, Novas Bossas
Itahy: 40 anos de história e muito futuro pela frente
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 11 de agosto de 2022
Quase todo carioca tem alguma história no Itahy. Também pudera, são 40 anos de história. Nessas quatro décadas, o bar acompanhou — e sobreviveu — a diversas fases da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O primeirão foi o da esquina da R. Maria Quitéria. Um ano depois, surgiu o da esquina da R. Joana Angélica. O do Leblon é o caçula do grupo.
Entre os sócios está o Seu Adão, português de alma carioca, mas que ainda carrega o sotaque lusitano para contar causos daqui e de acolá. Há poucos meses, o comando das casas está sob cuidados de seu filho, Iuri, de 26 anos. Criado em meio às mesas dos movimentados bares, o jovem empresário quer trazer um ar moderno para o Itahy, mas sem deixar de lado a essência.
O cardápio será mais enxuto, mas seguirá genuinamente atemporal, sem gourmetizações. Acepipes clássicos como os pastéis e bolinho de bacalhau, pratos bem servidos como a tradicional picanha na chapa pra dividir, chope estupidamente gelado, e a famosa caipirinha, uma das melhores da cidade, seguem intocáveis. Outro ícone que também tem uma legião de fãs é o galeto do Itahy, guarnecido de farofa e molho à campanha. Daquelas receitas que nunca saem de moda. Bom pra gente e pras futuras gerações da boemia!
ENDEREÇOS:
- Itahy Joana Angélica - R. Barão da Torre, 334 - Ipanema
- Itahy Maria Quitéria - R. Maria Quitéria, 74 A – Ipanema
- Itahy Leblon - Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon