Arte & Cultura, Sesc RJ

Malala Yousafza abre a LER com encontro no Maracanãzinho

Por Agenda Carioca | Publicado em 21 de maio de 2023

A 5ª edição da LER – O Festival do Leitor abre a sua temporada com o evento "Uma conversa com Malala", que acontece no dia 22 de maio, no Maracanãzinho. A Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai terá um encontro exclusivo com educadores e integrantes de projetos sociais mediado pela jornalista Maju Coutinho.

LEIA TAMBÉM:
- Festival Doce Maravilha tem Caetano Veloso e encontro de Gilberto Gil e Baiana System

O bate-papo tem abertura com apresentação inédita do Ballet Dalal Achar e da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada por 52 instrumentistas meninas, um projeto criado com o intuito de ampliar as estratégias de equidade de gênero dentro do universo da música de orquestra e valorizar as instrumentistas da rede pública de ensino. Espera-se reunir nesta noite, cerca de 8 mil convidados, entre alunos, professores e integrantes de programas sociais e educativos unidos pela temática central: mulheres.

A convite da LER, trinta instituições foram contempladas para ver sua grande inspiração de perto. De “camarote”, meninas que pertencem a esses projetos sociais, com foco na transformação de vida das mulheres brasileiras, ocupam a primeira fila durante a programação. Dentre os projetos selecionados estão: As Josefinas Colab; Associação Beneficente Gamboa Ação; Associação Criar e Transformar; EcoAbs; Lambe das Manas; Papo de Meninas; Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Quilombo Etu; Florescer Mulher; Escreva seu Futuro; entre outras vinte instituições. 

Esta edição reforça o compromisso com a valorização, a escuta, o respeito e a voz de todas. Malala, por sua vez, carrega essa luta, principalmente relacionada à educação de jovens paquistaneses. Não à toa, se tornou uma inspiração mundial ao receber o Prêmio Nobel da Paz como uma referência nesta causa. Até dezembro, o Festival do Leitor fará circuitos de leitura no interior do Estado, Baixada Fluminense, Região Serrana, Baixada Litorânea e Campo dos Goytacazes, além de atividades como montagem de bibliotecas e ações entre elas, e muito mais. 

A LER - Festival do Leitor, com apoio do Sesc, reforça o compromisso especial com a inclusão das mulheres na cultura e na educação, tal qual a promoção da igualdade e combate a discriminação e violência contra a mulher. 

veja também

by mg studio