Arte & Cultura, Destaque, Programe-se
Museu Histórico Nacional ganha visita ‘decolonial’ gratuita em abril
Por Agenda Carioca | Publicado em 17 de abril de 2023
Que tal uma visita diferente ao Museu Histórico Nacional? No dia 29/4, o Rolé Carioca vai propor aos visitantes um olhar “decolonial” nas obras expostas no centenário museu. A mediação será feita por um grupo de pesquisadores formado por negros, indígenas e mulheres.
"Este primeiro Rolé de 2023 marca uma nova fase do projeto: um trio de pesquisadores com enfoque em narrativas decoloniais, propõe passeios guiados abordando de forma ampla e inclusiva a memória e a história da cidade e do país." diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto.
LEIA TAMBÉM:
- ‘Studio Drift – Vida em Coisas’ mostra que tecnologia e natureza dão match
Com o título ‘Rolé Visita Narrativas Decoloniais no Museu Histórico Nacional’, o passeio aborda de forma ampla o acervo do museu tendo à frente os pesquisadores Marize Vieira de Oliveira, pedagoga indígena focada no resgaste memória e difusão da cultura dos povos originários; Diego Rogério, dedicado à pesquisa de personagens negros na história; e Amanda Custódio, que nessa ação se focou na abordagem acerca da participação das mulheres na sociedade brasileira.
O trio levará os rolezeiros por uma experiência de visitação inédita, contando outras versões da história, para além das narrativas ditas oficiais. O vasto acervo do museu é ao mesmo tempo valorizado e questionado, refletindo sobre presenças e ausências, pertencimento e apagamentos. Como nos versos da Mangueira, o Rolé nos convida a ouvir sobre “a história que a história não conta”.
“Precisamos trazer narrativas que nem sempre são valorizadas para garantir novas possibilidades de construção dos novos capítulos da história, que ela seja contada cada vez mais por mais pessoas. Isabel Seixas, idealizadora do projeto” finaliza, Isabel.
O passeio é gratuito, livre de inscrições e o ponto de encontro é na entrada do museu às 13h. Ao final do passeio, atividades culturais e um piquenique serão realizados.
O Museu Histórico Nacional conta com mais de 300 mil peças em seu acervo para contar a história a partir de múltiplos olhares.
Conhecido por promover conteúdos e eventos que fogem do eixo tradicional, o Rolé abre a agenda de 2023 com essa ação, em parceria com a Petrobras e o MHN, por meio do edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões, que selecionou 15 projetos dentre os mais de 400 inscritos.
No mês de maio, a agenda contempla atividades voltadas para professores e estudantes da rede pública de ensino, além do lançamento de um ambiente virtual educativo e curtas documentários sobre a instituição centenária, compondo a série de vídeos do canal do Rolé no youtube (www.youtube.com/@RoleCarioca). Todas as atividades, inclusive o passeio guiado, contam com acessibilidade, seja por meio de libras ou audiodescrição.
Programação do Rolé Carioca
Para 2023, a programação conta com roteiros e lugares importantes para a memória do Rio de Janeiro de modo que resgate histórias invisibilizadas. Dentre os passeios gratuitos e abertos ao público, ao longo do ano, a agenda promove os seguintes roteiros:
- Rolé por Realengo - Maio;
- Rolé pelas Lugares de resistência LGBTQIAP+ - Junho;
- Rolé Visita o Museu do Pontal - Julho;
- Rolé pela presença indígena no Rio - Agosto;
- Rolé visita a Ilha Fiscal - Setembro.