Se a sua cabeça não está nas Olimpíadas, caro leitor, você só pode estar em outro planeta. Em terras cariocas, é só disso que se fala. Chegou o momento de receber 206 países e suas delegações para um mês de jogos, festas e um verdadeiro intercâmbio cultural. Inicialmente construídas para abrigar os comitês olímpicos e coletivas de imprensa, as casas temáticas aproveitam o embalo para promover o turismo em seus países através de ações incríveis e, no meio disso tudo, quem se dá bem é a gente. Em comum, só o fato de que todas exibirão as competições, mas é nas diferenças que a brincadeira começa: realidade virtual, construções extravagantes, oficinas, shows, exposições... abaixo, você vai ver porque um tour pelos comitês olímpicos equivale a uma volta ao mundo sem deixar a Cidade Olímpica. Só rolar a tela e escolher! (por MARIANA BROITMAN e MAFÊ SOUZA)
A gastronomia da Áustria
Destaque absoluto nas olimpíadas de Sochi 2014 e Londres 2012, a casa da Áustria surpreende com música ao vivo com bandas austríacas, apresentação de saxofonista e DJs diariamente - e a gente avisa: as noites por lá têm sido ferveção pura e soldout garantido, então vale chegar cedo. Outra surpresa deliciosa é o grande restaurante - chamado de Gastgarten, ou jardim da cerveja, em alemão - comandado pelos renomados chefs Ernst e Matthias Seidel e pelo barman, Kenny Klein, o melhor do ano segundo Gault-Millau, influente guia de restaurantes francês. Da cozinha sairão pratos tradicionalmente austríacos, como o wiener schnitzel, muito parecido com o nosso bife à milanesa, o tafelspitz, uma carne feita à moda de Viena, e de sobremesa, kaiserschmarrn, massa frita, tradicionalmente servida em pedacinhos com geléia ou calda, acompanhadas de vinhos e cervejas do país. Além do restaurante, a casa abrigará uma padaria com iguarias como os pães semmeln, semelhante a uma brioche, e kornspitz, feito de centeio, trigo, farelo de soja e linhaça. Clube Botafogo: Av. Venceslau Brás, 72, Botafogo. De 5 a 21 de agosto, das 10h às 23h. Entrada franca.
A casa da Frida Kahlo
Na Casa México a sensação promete ser a sequência de exposições que vão aproximar ainda mais os brasileiros da cultura do país e o destaque especial vai para a mostra interativa dedicada aos pequenos. Frida e Eu promete apresentar a criançada a renomada pintora tão aclamada. Simultaneamente, acontecem as exposições A Magia do Sorriso, uma mostra arqueológica e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. Museu Histórico Nacional: Praça Marechal Âncora, Centro. De 3 de agosto a 15 de setembro, das 10h às 17h30. Entrada gratuita. Acesso as exposições R$ 8.
Happy hour cervejeiro
Sucesso absoluto na Copa, com o lounge montado na praia do Leme, os alemães repetem a dose agora em proporções ainda maiores e no Leblon. O OliAle, como foi chamado o espaço, terá clima de happy hour. A ideia é transmitir as competições e promover encontros com atletas entre muita música, comidas de rua clássica e cerveja alemã. Aliás, ênfase na cerveja. A casa promete inclusive um "workchopp" sobre a arte cervejeira orquestrada pela cidade alemã de Colônia. Vai rolar ainda competição de pingue pongue, lightpainting - sabe aquelas fotos com efeitos de luz? -, pôr do sol com piano, show da vencedora do The Voice Kids alemão, Zoë e apresentação da Unidos da Tijuca para ensinar aos alemães a sambar. A programação completa está aqui! Praia do Leblon, em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah. De 4 de agosto a 18 setembro, das 14h30 às 21h30.
Voltando a ser criança com os dinamarqueses
A casa da Dinamarca vai mostrar que, pelo menos na infância, todo mundo tem um quê de dinamarquês. Instalados no Posto 10, o pico promete ser entre 17h e 19h, quando DJs e shows surpresa assumem a trilha sonora ao pôr-do-sol. Ali menos na areia, será possível fazer um tour de realidade virtual de bike pela Dinamarca, enquanto a criançada brinca num playground armado por ninguém menos que a LEGO, que diga-se de passagem, vem das palavras dinamarquesas “jogo” e “bem” - “LEG” e “GODT". Ali, a criançada vai construir uma bike de lego peça por peça. Outro ícone da cultura dinamarquesa, as sereias marcam presença em ações que permitirão que o público tire uma selfie com a Pequena Sereia e se pinte ou se vista como uma sereia ou tritão. Orgulhos do pioneirismo em acolher a comunidade LGBT - foram os primeiros no mundo a reconhecer as uniões civis de casais do mesmo sexo, a legalizar adoção, e a permitir que se casem na igreja -, também prometem virar um ponto de azaração interessante. Confira a programação na íntegra
aqui!
Sobrevoando a África
O ingresso será um cartão de embarque e, após passar pelo check in, os visitantes vão entrar num avião com capacidade para 56 passageiros. O
Fly to Africa Experience foi uma sacada das 54 delegações africanas e por cinco minutos vai exibir vídeos com informações turísticas e culturais sobre cada um dos países. Ao final, um sorteado é convidado a entrar na cabine do piloto e ver um simulador de pouso em uma das capitais enquanto outro sorteio vai dar 16 passagens aéreas. Que tal?
Casa Shopping: Av. Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca. De 1º a 21 de agosto, das 12h às 22h.
Terra à vista!
Quem passar pelo cais do Porto durante o período olímpico vai achar que voltou no tempo. O motivo? É que um navio de 1937 vai estar atracado por lá, contando um pouco da história de Portugal e também do descobrimento do Brasil. O barco temático tem quase 90 metros de comprimento e vai sediar eventos diários. Imperdível!
Navio Escola de Sagres: Ilha das Cobras. De 3 a 22 de agosto, das 10h às 17h. Entrada Franca.
Natal Olímpico
Enquanto os cariocas só querem saber de carnaval, os finlandeses prometem um natal fora de época na Casa Franca-Brasil a partir do dia 13 de agosto e é uma super pedida para as crianças. Durante os fins de semana dos Jogos, o protagonista da casa será o Papai Noel da Lapônia, que deixa sua residência oficial pela primeira vez para atender a uma Olimpíada. Conhecidos pela educação primorosa, apostaram em uma escolinha que apresentará a cultura do país a cariocas de todas as idades.
Casa França Brasil: R. Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Dias 13, 14 e 20 de agosto, 10h às 18h; 21 de agosto, 10h às 16h.
O cubo mágico húngaro
A Casa da Hungria também promete atrair os carioquinhas com uma das invenções húngaras mais populares do mundo: o Cubo Mágico, que ganhou uma réplica gigantesca e interativa no Jockey. Dá até para entrar na estrutura! Por se tratar de um país cuja cultura é pouca explorada mundo afora, a ideia é apresentar um pouco de tudo. Arte, música, arquitetura, comidas de rua - salsichas, vinhos, delícia! -, tramas e bordados - inclusive, foram eles que inspiraram os brincos ultrapop da LOKALwear. Além do cubo, mais uma curiosidade: um "aquabar" vai apresentar 16 tipos de águas húngaras. Mas a entrada será restrita aos 100 primeiros convidados diariamente, já que a prioridade será dos convidados.
Jockey Clube Brasileiro, Tribuna C: Praça Santos Dumont, 31, Gávea. De 5 a 22 agosto, das 15h às 17h.
Patinação no gelo: temos!
Depois do sucesso do globo de neve que bombou na Copa, o "Baixo Suíça" também se reinventou para os Jogos. Agora, improvisaram uma gigantesca pista de patinação gratuita à beira da Lagoa e servem um churrasco bem diferente do que estamos acostumados. A casa da Suíça já está dando o que falar.
Vem cá que a gente conta!
Em tempo, listamos as casas mais fervidas
aqui e caso você queira ter a mão os endereços das casas temáticas, basta seguir a nossa Agenda pelo aplicativo
GoGudi. Ainda não baixou?
Aqui a gente explica tudinho!