Bem-Estar, Novas Bossas

O frio como aliado na dieta: a nutricionista Patricia Davidson ensina como

Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 27 de junho de 2017

Que nós vamos enfiar o pé na jaca neste inverno, não há dúvidas. Mas enquanto a gente reclama da sensação de fome constante que vem com as baixas temperaturas, a nutricionista Patricia Davidson bate o pé e garante: este é, sim, o período ideal para perder peso. Verdadeira celebridade no universo digital, com mais de 400 mil seguidores no Instagram, ela explica que a matemática é simples: o corpo trabalha mais para se aquecer, e com o aumento no gasto de calorias, a fome aumenta. Nada de revirar os olhinhos. Partindo do pressuposto de que o corpo é uma máquina e precisamos mantê-lo funcionando corretamente, a palavra de ordem é gordura boa. Castanhas, amêndoas, abacate, coco, azeite e azeitonas são alguns dos trunfos valiosos para te ajudar a absorção de vitaminas A, D e E. "Elas são fundamentais para que o seu sistema nervoso funcione bem e melhore os níveis de serotonina que são essenciais para o equilíbrio do humor e da saciedade", explica. E para a turma do Netflix-até-altas-horas, ela já completa que o cuidado com o sono é o segundo aliado. "No inverno os dias são mais curtos, tente dormir mais cedo para acordar disposto a praticar atividade física. Assim já começamos o dia captando luz solar e acelerando o metabolismo", explica. Outra carta na manga de Patricia vai para a turma que fica compulsiva por doces nos dias mais frios. Para driblar a vontade, tenha a mão legumes assados como beterraba, batata doce e abóboras. Não, não só como acompanhamentos nas refeições, mas como snacks! O carboidrato vai dar o açúcar - no caso, a energia - que o seu corpo está pedindo. Na hora dos acompanhamentos, inclusive, ela sugere uma substituição. "Consuma sopa de legumes no lugar da salada no almoço, mas tente fazer uma mais espessa para não ficar com fome muito rápido". Para dar uma forcinha, ela entrega três receitas-chave para ter a mão.

CLIMA JUNINO: O CALDO VERDE FUNCIONAL

Com as substituições certas, o caldo verde à la Patricia vai te deixar no clima da temporada Refogue ½ cebola no azeite com salsinha e cebolinha Adicione 1 abobrinha pequena cortada em cubos e 2xc de couve-flor Refogue por alguns minutos com a cebola e cubra com água Tempere com sal e tomilho e deixe cozinhar por 10 minutos Acrescente 1xc de couve Deixe cozinhar por mais alguns minutos.

CHOCOLATE QUENTE: TEMOS

A combinação que você pre-ci-sa ter a mão para quando pintar a vontade de um docinho

1 xícara de leite de coco ou amendoas 1 tabletinho de chocolate 70% cacau 1 col sol de cacau em pó 1 colher de chá de canela em pó Leve ao fogo o leite vegetal com o tabletinho de chocolate até derreter. Acrescente cacau em pó e canela e voilà!

DETOXICANDO

Expulsando os demônios: um caldinho para compensar os dias de estrago Sopa de cenoura com alho poró 1 col sopa de azeite 4 dentes de alho ½ cebola 1 ramo de alho poró (parte branca) 2 cenouras ½ couve flor 300 ml de água Sal e temperos Modo de preparo Separe a parte verde do alho poró e coloque com 50 ml de água, deixe ferver por 10 minutos e reserve. Pique os ingredientes grosseiramente. Em uma panela de pressão, coloque o azeite, o alho, cebola e alho poró. Quando refogar bem, adicione o restante dos ingredientes. Adicione a água, ajuste o sal e pimenta. Tampe a panela e deixe pegar pressão por 10 minutos. Espere esfriar e bata no liquidificador!

VEJA TAMBÉM: DOCUMENTÁRIO DE ESTEVÃO CIAVATTA EXPLORA RELAÇÃO DO BRASILEIRO COM A ALIMENTAÇÃO

veja também

by mg studio