Agendinha, Bem-Estar

Quebrando Barreiras: a nova era das atividades físicas para crianças e seus impactos no desenvolvimento

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 11 de outubro de 2024

Fora da escola, aulas de natação e, no máximo, ballet para as meninas e judô para os meninos. Na minha época, exercício físico para as crianças era assim e olhe lá. Está certo que passávamos muito mais tempo longe das telas (afinal, de telas só a minúscula TV de tubo com os mesmos 6 canais) e as brincadeiras de pique eram bem mais comuns. Mas, ainda assim, e com recorte de gênero (futebol não é coisa de menina! Dança não é pra meninos!), as atividades físicas de quem já passou dos 40 era bem limitada.

LEIA TAMBÉM:
- Setembro Amarelo: estudo revela exercícios físicos mais eficazes no tratamento da depressão

Hoje já sabemos, ainda bem, da importância das atividades físicas em todas as idades. A diversidade de exercícios proporciona uma base sólida para o desenvolvimento motor, ajudando a aprimorar habilidades como coordenação, equilíbrio e força, além de proteger contra lesões precoces e contribuir para o controle de peso. Outro benefício importante é o aumento da probabilidade de que essas crianças, ao crescerem, mantenham um estilo de vida ativo na idade adulta, já que o hábito de se movimentar é construído desde cedo. A atividade física regular também melhora o bem-estar emocional, fortalecendo a autoestima e reduzindo o risco de distúrbios psicológicos como a ansiedade e a depressão.

De olho nesses dados, a Bodytech aposta no setor infantil, ampliando cada vez mais as opções para a área Babies & Kids, oferecendo atividades desde a primeira infância. Natação, judô, capoeira e ballet são algumas das opções mais tradicionais. Também destacam-se atividades como o cross kids, composta por aquecimento, desafio do dia e jogos que estimulam a resistência, potência e força; além do Circo, que conta com elementos de malabarismo e acrobacias aéreas.

Entre as que vêm ganhando mais destaque está a Ginástica Artística, que ganhou mais força com os Jogos Olímpicos de Paris. "A Ginástica Artística trabalha a consciência espacial e corporal, usando a técnica e a postura correta na execução das habilidades, estabelece a autoestima, confiança, disciplina, segurança, atenção e coragem. A atividade ainda treina e intensifica o ganho das capacidades físicas de força, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, velocidade e flexibilidade", explica Paula Toyansk, gerente nacional de acqua e kids da Bodytech. A atividade é indicada para crianças de 3 a 11 anos e é oferecida nas unidades Bodytech Shopping Cittá, Bodytech Península e Bodytech Norte Shopping.

Para quem aposta nas atividades desde os primeiros meses de vida, a academia também conta com aulas de Psicomotricidade, indicada para bebês de 6 meses a 2 anos. "A psicomotricidade desenvolve esquema corporal, aprimora a capacidade de se expressar corporal e verbalmente, estimula a autoconfiança e autonomia, assim como a vivência com outros bebês, resultando em maior interação com o ambiente e o desenvolvimento da criatividade", afirma Paula.

Para saber mais detalhes, acesse www.bodytech.com.br/kids.

veja também

by mg studio