Arte & Cultura, Programe-se
Série Pianíssimo traz concertos da nova geração da música clássica mundial para o Rio
Por Agenda Carioca | Publicado em 23 de abril de 2024
A noite carioca tem quatro eventos inesquecíveis com música clássica e boa companhia na agenda. Entre os dias 25 de abril e 03 de maio, o Copacabana Palace dá as boas-vindas à Série Pianíssimo, que apresenta concertos de pianistas internacionais. Fundada em 2017, a iniciativa Pianíssimo tem o objetivo de apresentar as novas gerações de músicos internacionais para o público geral. Contando com apresentações nos principais palcos do mundo, como Teatro alla Scalla, em Milão, e o Carnegie Hall, em Nova York. No Rio, o evento contará com quatro músicos premiados: o croata Jan Nikovish, o turco Can Sarac, o italiano Massimiliano Grotto e o russo Dmitry Shishkin. Os recitais acontecem sempre às 20h e os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla.
LEIA TAMBÉM:
- Festival de Inverno abre vendas; confira o line-up completo
O croata Jan Nikovich é vencedor de muitas competições de prestígio e atua frequentemente por toda a Europa, tanto em recitais como com orquestras de renome. Ele se apresentou, por exemplo, ao lado de Lang Lang em Barcelona e na Allianz Arena em Munique para 70.000 pessoas.
Nascido em Istambul, Can Sarac é um pianista emergentevencedor de vários prêmios em concursos internacionais. Com apenas 16 anos, atuou no Carnegie Hall, em Nova York e, em 2023, tornou-se o mais jovem vencedor do prestigiado Prémio Michelangeli da Piano Academy Eppan, na Itália.
Mais um nome premiado, o pianista italiano Massimiliano Grotto formou-se na classe do renomado italiano Massimiliano Ferrati e estudou na Alemanha com o professor Arnulf von Arnim.
Por fim, nascido na Sibéria, Dmitry Shishkin formou-se na Escola de Música Gnessin de Moscou para crianças superdotadas e estudou na Itália e na Alemanha. Os críticos celebram sua abordagem musical criativa e única com a qual alia excelência acadêmica com apreço popular. No âmbito do programa Pianíssimo, Shishkin interpretará composições de Chopin, Debussy e Bach, entre outros compositores.