Arte & Cultura, Destaque

Teatro Prudential comemora 4 anos com estreia teatral e shows

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 8 de maio de 2023

O Teatro Prudential celebra quatro anos com uma programação especial neste mês. Na agenda, o espetáculo teatral “Longa Jornada Noite Adentro” (12 a 28/5), protagonizado pela atriz Ana Lúcia Torre; e celebrações musicais de shows exclusivos, como o de Paulinho Moska e os violões Fênix do Museu nacional (17/5), além de encontros históricos como Danilo, Juliana Caymmi e Márcia Tauil em “Caymmi-se” (18/5); e Olivia e Francis Hime, em “Dois Franciscos” (25/5). Ingressos à venda no Sympla.

LEIA TAMBÉM:
- MITA Festival, Alicia Keys, Frejat e Lenine gratuito estão entre os shows de maio

Considerada a obra máxima de Eugene O´Neill e uma das mais relevantes obras do teatro do século XX, “Longa Jornada Noite Adentro” ganha produção da Morente Forte com versão idealizada, traduzida e dirigida por Sergio Módena. No papel principal, a atriz Ana Lucia Torre ganhou o Prêmio APCA e indicação ao Prêmio Shell. 

O texto é um depoimento autobiográfico que revela os dramas da família Tyrone. Ana Lucia Torre interpreta Mary, personagem que usa de diferentes artifícios para esconder dos filhos seu vício em  morfina. “É a primeira vez que faço um texto de O´Neill. Embarcar nessa personagem múltipla é de  muita profundidade e responsabilidade. Afinal, atrizes deslumbrantes já representaram Mary Tyrone”, afirma  Ana Lucia Torre. No Brasil, por exemplo, a personagem já foi interpretada por Cacilda Becker, Nathália Timberg e Cleyde Yáconis. Nos EUA, em 1962, o texto ganhou versão para o cinema, com Katharine Hepburn no papel principal, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e o prêmio de  melhor atriz no Festival de Cannes. Em cartaz às sextas e sábados às 20h; e aos domingos às 17h.

Apresentações Musicais viraram marca do Teatro

Nesses 4 anos de vida, o Teatro Prudential foi além e também abraçou muitos shows e projetos musicais. Em um mês de celebração, não poderia ser diferente. O cantor Paulinho Moska realiza uma apresentação especial, em que canta e toca com instrumentos construídos a partir de madeiras retiradas do incêndio do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A história completa da confecção dos instrumentos pode ser conferida no documentário “Fênix–O voo de Davi”, com roteiro de Vinícius Dônola e direção de João Marcos Rocha e Roberta Salomone, no Globoplay.

O show "Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional" começa com a exibição dos primeiros 15 minutos do documentário num telão no fundo do palco seguido de um repertório composto por grandes sucessos da carreira. Dia 17 de de maio às 20h.

No dia seguinte, dia 18 de maio, às 20h, acontece a apresentação "Caymmi-se", com Danilo e Juliana Caymmi, respectivamente filho e neta de Dorival, e Márcia Tauil, voz contemporânea da MPB. O show é uma grande homenagem àquele que descreveu a vida do pescador, da gente simples da Bahia, gente como a gente, caiçaras de todas as praias.

E para encerrar o mês, Olivia e Francis Hime apresentam "Dois Franciscos", com um repertório dedicado às composições de Francis Hime e Chico Buarque, parceria que celebra 50 anos da primeira canção, "Atrás da porta". No elogiado show, entram clássicos como “Meu Caro Amigo” e "Vai passar" e junta-se aos dois artistas o violoncelista Hugo Pilger. A direção é de Flavio Marinho.

veja também

by mg studio