Bem-Estar, Destaque, Estilo, Programe-se na Home
Top 5 Granado: cachoeiras no Rio para curtir
Por Agenda Carioca | Publicado em 19 de dezembro de 2021
Inspiradas pela nova coleção Folha Imperial da Granado fomos ao Horto explorar algumas de suas cachoeiras. Para quem quer fugir um pouco da praia, as trilhas guardam algumas cachoeiras pra se refrescar, como a da Gruta, do Jequitibá, do Chuveiro...
A coleção Folha Imperial, da Granado, foi inspirada na Mata Atlântica e com parte das vendas voltada para a conservação e restauração da floresta. E uma ótima dica de presente é o calendário do advento da linha, com 12 presentes, um para cada mês do ano.
VOCÊ TAMBÉM DEVE GOSTAR:
- Top 5 Granado: programas pet friendly para fazer no Rio
- 5 lugares gratuitos e ao ar livre no Rio para ir com crianças
CACHOEIRA DOS PRIMATAS
Nossa destaque hoje é como chegar a uma das mais bonitas, a Cachoeira dos Primatas. O acesso mais simples é pela Rua Sara Vilela, no Jardim Botânico, e se for de táxi ou uber ele pode te deixar próximo ao número 460. Aí é só seguir a pé e encontrar a entrada da trilha, em un largo com uma placa da Floresta da Tijuca e espaço para parar alguns poucos carros. A trilha é fácil e rápida (cerca de 25 minutos), mas o caminho tem bastante pedras.
Atualmente, não está tão bem sinalizada. Então preste atenção nas marcações das setas nas árvores e pedras para não mudar de trilha nas bifurcações. Após 15 minutos, você encontrará uma bifurcação com placas para a Cachoeira dos Primatas (450m) ou Cachoeira da Gruta (1,2km). Seguindo à direita, para a Primatas, em 10 minutos você encontra um poço com a primeira queda.
Em épocas de cheias, as águas podem chegar ao joelho. Essa semana estava mais vazia. Subindo um pouco mais você encontra a queda principal, com um amplo espaço para descansar e sol batendo.
CACHOEIRA DO CHUVEIRO (HORTO)
Um dos acessos é feito também pelo Jardim Botânico. Tem que subir a Rua Pacheco Leão, passar a guarita da Floresta da Tijuca e, assim que avistar uma represa do lado direito, começa a trilha, que apesar de bem curta, não é das mais fáceis. Ela não á cansativa, mas existem uns trechos em que é preciso subir em galhos de árvore e até contar com o suporte de uma corrente/corda. Uma dica: vá de tênis. As crianças (que não são muito pequenas) adoram! Por ser uma trilha rápida e de acesso relativamente fácil, costuma ficar bem cheia aos fins de semana. A queda d'água é uma delícia, e dá para se refrescar no poço (raso) de água que se forma também. Vale ressaltar que é uma cachoeira que quase não bate sol. Ao lado, existe a continuação da trilha que leva para outras quedas d’água.
CACHOEIRA DA GRUTA
Recebe esse nome pois fica dentro de uma gruta. Quem faz a trilha da Cachoeira dos Primatas e for fã de trilhas, pode optar por fazer um programa casado. Mas, do ponto da bifurcação dos Primatas, prepare-se para andar! Quase 1 hora de trilha. Outro acesso bem mais simples é pela Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico. Ela fica no trecho Solar da Imperatriz-Parque Lage da Trilha Transcarioca. Pelo mesmo caminho da Cachoeira do Chuveiro, porém um pouco antes da guarita da Floresta da Tijuca, próximo ao número 131, está a entrada para a trila, um pouco escondida. A trilha é bem curta, cerca de 10 minutos. Não é das mais disputadas, pois a queda d´'água não é lá essas coisas, mas vale conhecer.
CACHOEIRA DO JEQUITIBÁ
Uma das mais vazias da cidade e marcada por um Jequitibá centenário. A principal entrada para a trilha é pela Rua Dona Castorina. A entrada fica depois da trilha da Cachoeira do Chuveiro e uma placa informa o início da caminhada. Em frente a ela, do outro lado, tem outra placa, com a trilha para a Cachoeira da Imperatriz, outra opção de queda d'água no Horto. São apenas 10 minutos de caminhada e apenas uma bifurcação sinalizada.
CACHOEIRA DAS ALMAS
Assim como as outras cachoeiras, existem várias formas de se chegar a ela. O mais popular é pelo restaurante "A Floresta", no Alto da Boa Vista. Pertinho dali, tem uma placa indicando o início da trilha. Não tem mistério: são só 10 minutos de descida.