Arte & Cultura, Comer & Beber, Destaque
No Rio com Madonna: um guia para a Rainha do Pop curtir a cidade
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 26 de abril de 2024
A Madonna está chegando! E tem pelo menos algo em comum entre todas as suas visitas ao Rio: ela não se aquietou no quarto do hotel. Em suas cinco vindas ao Brasil, três delas com turnês, a cantora já foi a restaurantes, subiu ao Cristo Redentor, conheceu o Sambódromo e o maior carnaval do mundo, visitou projetos sociais e até já foi assistir a um show no Circo Voador no meio da galera! (para desespero de seus seguranças). Então, nada mais normal do que brincar de ser guia turístico para a megastar. Onde será que a Rainha do Pop vai dessa vez?
Bom, sabemos que ela adora os restaurantes brasileiros. No Satyricon, deixou um beijo na conta e ganhou uma mesa com seu nome após a visita em 1993. Em 2009, foi ao japonês Yumê, no Jardim Botânico, que hoje deu lugar ao Elena. Aliás, essa é a nossa primeira dica para a Madonna: o restaurante com menu de inspiração asiática do chef Itamar Araújo é um lugar que temos certeza que a cantora vai amar: amplo, elegante, com drinks e culinária impecáveis, arte para todos os lados e a possibilidade de se esconder em um ambiente privado.
Assim como o Elena, o Mesa do Lado, do chef Claude Troisgros, ganha nas paredes videoarte do artista visual Batman Zavarese. O restaurante escondido no fundo do Chez Claude é intimista e reservado, para poucas pessoas, e mescla um menu degustação com toques de brasilidade e muita música nacional, promovendo uma grande viagem sensorial.
E por falar em brasilidade, não poderíamos deixar de mencionar o estrelado Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, que valoriza os pequenos produtores em pratos cheios de sabor e criatividade. A premiada casa no Largo dos Leões possui um único balcão para apenas 10 convidados. Cenário perfeito para quem busca privacidade.
E pensando em opções bem privativas, no Apê da Lapa a cantora teria um jantar exclusivo e com vista noturna dos Arcos da Lapa iluminados.
Ainda dentro do quesito gastronômico, o Vila Santa Teresa pode oferecer refeições do café da manhã a jantares com a bela vista do alto do bairro de fundo. E até mesmo ser o ambiente de uma festa privé, lembrando que o casarão, que antes de ser um hotel boutique era a residência dos Monteiro de Carvalho, já foi palco de uma superfesta para os Rolling Stones.
Outra local cinematográfico em que a Madonna poderia curtir a vista e ainda fazer um get together com os mais próximos seria o hotel boutique Cliffside, no Joá. Construída pelo arquiteto mundialmente famoso Zanine Caldas, a casa fica em um penhasco à beira-mar com uma paisagem de tirar o fôlego.
E já que estamos falando de vista para o mar, que tal um passeio de barco para conhecer as belezas do Rio de outro ângulo? E já sabemos que a cantora já foi mais de uma vez ao Corcovado. Mas ela poderia ter um incentivo a voltar se puder ter a experiência de subir nos braços do Cristo. Com certeza seria uma visita inesquecível!
Para conhecer um panorama da moda brasileira, Madonna poderia fazer uma visita à loja multimarcas Dona Coisa, com uma curadoria inspirada de peças de marcas como Gloria Coelho, Egrey, Handred, Lino Villaventura e A.Niemeyer. Outra boa ideia seria conhecer o ateliê do Projeto Fio, que cria peças únicas bordadas à mão a partir de um projeto que capacita mulheres em comunidades do Rio.
E, para terminar, temos certeza que Madonna adoraria visitar algumas exposições em cartaz na cidade. No CCBB, 'Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak' traz 160 fotos de povos indígenas feitas pelo fotógrafo japonês. No Museu de Arte do Rio (MAR), três mostras que têm uma ligação direta com a música brasileira: "Bloco do Prazer", com 350 obras que retratam diferentes festas brasileiras; "Rio Carnaval", com curadoria de Gringo Cardia e Luiz Antônio Simas com mais de 80 retratos de personagens do carnaval da Sapucaí assinados por nomes como Vik Muniz, Igor Souto e Fábio Ghivelder; e 'Funk: um grito de liberdade', que aborda a história do gênero musical.